sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acesso aberto como estratégia de disseminação e preservação da produção científica discente: a Biblioteca Digital de Monografias da Universidade de Brasília

Marilia Augusta Freitas, Luanna Cezar Maia, Fernando César Lima Leite

Resumo
Relato de experiência pioneira da Universidade de Brasília

(UnB) com a implementação da sua Biblioteca Digital de Monografias (BDM), que utiliza os princípios do acesso aberto para a gestão e a disseminação da produção científica discente dos seus cursos de graduação e especialização. Em nove meses de funcionamento, a BDM registra cerca de duzentos mil downloads em diversos países. Com essa iniciativa, a Biblioteca Central da UnB mostra que é possível tornar acessível a qualquer pessoa com acesso à Internet os trabalhos de conclusão de cursos, quebrando barreiras geográficas de acesso à informação acadêmica.

Texto Completo: PDF


Fonte: Bibliotecas Universitárias, Vol. 1, No 1 (2011)

2 comentários:

  1. Boa noite. Sou aluno do Senac-SP, e à procura de bibliotecas virtuais do Sistema S, acabei por chegar aqui. Elogio a iniciativa, mas alerto para a inadequação do tipo de fonte utilizada nos títulos do blog. Essa fonte - do tipo manuscrita, em bastonetes e sem serifa (para que vocês não tenham dúvidas sobre qual falo)- tem péssima legibilidade, e na figura que ilustra o alto da página inicial, se funde com pedaços em branco da imagem. Nada disso contribui para a facilidade da leitura, e compromete, indiretamente, a credibilidade nas competências de quem o desenvolve. Como diz um surrado ditado, "não basta ser, tem que parecer".

    Boa sorte! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Martin, obrigado pela visita e pelas ilucubrações mentais!

    As imagens sob o título são modificadas com frequência... e a moderna fonte curvilínea "Covered by your grace" foi desenvolvida pela designer Kimberly Geswein em 2010 e deste então tem sido utilizada em profusão nos meios digitais e impressos. Na minha opinião (e na de muitos) é uma fonte graciosa e inspiradora, de forma alguma posso concordar com seu comentário de que uma fonte introdutória comprometa todo um trabalho (de anos) desenvolvido e reconhecido!

    Convido-o a se aprofundar na 'exploração' do Pesquisa Mundi!

    =)

    ResponderExcluir