sábado, 15 de outubro de 2011

Enciclopédias Itaú Cultural





O Itaú Cultural disponibiliza gratuitamente na internet bases de dados sobre diferentes expressões artísticas. Reunidas, estas enciclopédias, constantemente revisadas, atualizadas e aprimoradas, apresentam informações sobre conceitos, obras e artistas.


A Enciclopédia de Artes Visuais, lançada em 2001, conta com mais de 3 mil verbetes, que incluem biografias e depoimentos de artistas, imagens de obras, dados sobre instituições e análises sobre eventos, movimentos e grupos. A Enciclopédia de Teatro, por sua vez, aborda espetáculos, companhias e personalidades do teatro do Rio de Janeiro e de São Paulo, desde 1938. Vídeos com depoimentos de escritores e leituras de obras estão entre os materiais disponíveis na recém-lançada Enciclopédia de Literatura Brasileira, que oferece ainda biografias de autores e de críticos, ensaios e trechos de obras.


A nova Enciclopédia de Arte e Tecnologia incorpora o conteúdo da revista Cibercultura e é constantemente atualizada pelos usuários do site, que podem criar verbetes ou atualizar os verbetes já existentes.


Além das enciclopédias, também podem ser acessados os percursos educativos, sites que, elaborados pelo Núcleo de Educação do Itaú Cultural, abordam de maneira lúdica temas ligados às artes visuais.




arte e tecnologia


artes visuais


literatura brasileira


teatro


super-8




percursos educativos


programa hélio oiticica

Um comentário: