sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Onde está a inovação dos Livros Digitais?

Por Diego Andreasi

No começo desse ano eu ouvi dizer que 2011 seria o ano dos livros digitais. Os revolucionários Ebooks trariam a mais pura "inovação" até a tela dos nossos computadores de uma maneira nunca antes vista. Uma onda de notícias empolgadas com o tema começou a pipocar em vários sites e blogs, todos alegavam que os livros digitais seriam a sensação do comércio.


Os entusiastas dessa nova tecnologia diziam que você não mais precisaria mais suportar o peso de carregar os livros para onde quer que você fosse, agora tudo estaria em um única tela, pequena e leve. O preço também seria um grande atrativo, cerca de 80% menor que o livro de papel. Até os ecologistas ficaram felizes porque a farra do papel iria acabar...


Agora convido o leitor a parar para pensar, será mesmo que esses pequenos arquivos digitais revolucionaram tanto assim a indústria do livro? Eu mesmo já pude comprovar por experiência própria e por resenha de outras pessoas que os benefícios que o livros digitais oferecem estão bem aquém do que ele é capaz de oferecer. Listei aqui algumas das principais:


Preço - O preço que estranhamente deveria ser no mínimo 50% menor que o de um livro de papel, afinal, praticamente não há custo de matéria prima ou de distribuição, quando chega a custar 15% menos, o consumidor pode comemorar, é um verdadeiro achado.


Entrega - Se um livro digital tem a vantagem de ser entregue na hora da compra, o de papel não fica muito atrás, em média, para sites brasileiros, o prazo de entrega costuma não exceder 5 dias, e olha que ultimamente os sites estão me surpreendendo, entregando em no máximo 2 dias úteis. (Sim eu sei, há algumas exceções).


Armazenamento - Se o Ebook tem o benefício de armazenar vários livros em um único lugar, posso dizer que atualmente estou guardando 150 livros em uma estante que mede pouco mais de 1 metro de comprimento e que fica presa na parede do meu quarto, um espaço que eu não utilizaria para mais nada. Sem citar ainda que estou muito feliz com o efeito de decoração que eles me proporcionam.



Além de tudo eu não corro o risco de ser assaltado ao levar meu livro para ler na rua, no parque ou no ônibus, diferente do que aconteceria se eu levasse um Ipad ou um Kindle.


Esses entusiastas se contentam em dizer que com um Ebook você pode marcar partes do texto e que depois você pode até publicá-las no seu Twitter. Que piada!


Então o que falta para os livros digitais realmente encantarem?


Estou lendo o livro do Steve Jobs e posso afirmar para vocês o quão bom seria se eu pudesse ver os comerciais, anúncios e fotos citadas no livro sem ter que precisar parar a leitura parar ir até o Youtube. Por que a editora não adquire esses direitos autorais de exibição (não deve ser difícil, afinal os vídeos e fotos já estão todos na internet) e publicam no livro digital?


Por que o ebook não contém depoimentos de personagens descritos no livro? Por que ele não exibe gráficos do qual o próprio autor poderia explicar o seu ponto de vista e bastidores? Por que não há mais vídeos de época para dar mais realidade ao que está escrito? Isso sim justificaria o seu preço atual!


Tudo isso é possível, então por que eles não fazem?


Infelizmente eu não tenho as respostas para essas perguntas, sinto-me apenas na obrigação de reclamar da falta de inovação desses produtos que são chamados de revolucionários por uma grande quantidade de pessoas mas que de revolucionários não tem NADA!


Sei também que inevitavelmente a tecnologia vencerá e que mais cedo ou mais tarde a troca pelo digital acontecerá, porém, o que eu insisto em afirmar é que pro atual livro digital ficar RUIM é preciso melhorar MUITO.


E você, qual a sua opinião?


Fonte: Administradores
Imagem: Internet

Um comentário:

  1. Leio livros no computador e nunca deixarei de ocmprar livros em papel. uma coisa não anula a outra.

    ResponderExcluir