quarta-feira, 20 de junho de 2012

Europa lança o primeiro portal da história do fotojornalismo


As nove agências de notícias mais importantes da Europa se uniram para criar o portal EuroPhoto, que está ligado à biblioteca digital Europeana. A ideia é  trazer o patrimônio histórico através das imagens mais representativas.

Reuters | Milenio
Título original: Europa criou o primeiro site histórica do fotojornalismo
Tradução livre

O projeto visa tornar acessível o patrimônio histórico do continente através das imagens mais representativas do século passado, disse Miguel Puente-Pattison, assessor de imprensa da Comissão Europeia.

A Agência EFE forneceu diretamente mais de 100 mil imagens valiosas do século XX.

O portal www.europhoto.eu.com  teve o seu início em 2010, liderado pela EFE, em parceria com agências de notícias mais representativas da Europa como a DPA da Alemanha, Lusa de Portugal e a ANSA da Itália, entre outros, para digitalizar as imagens históricas de seus arquivos gráficos e disponibilizá-los neste portal de uso educacional.

Com a capacidade de digitalizar 10 milhões de fotografias, as agências que fazem parte deste projeto estão empenhadas em integrar mais de um milhão de imagens que abrangem a história da Europa desde o século XIX até a chegada da era digital.

Estará acessível em Inglês e nove outras línguas, espanhol, italiano, alemão, francês, Português, polonês, húngaro, holandês e dinamarquês.

O EuroPhoto estará ligado à Europeana, biblioteca virtual continental fundada pela Comissão Europeia em 2007. A Espanha pretende contribuir com 2,7 milhões de objetos digitais até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário