domingo, 22 de dezembro de 2013

Estácio lança biblioteca digital


A Instituição passa a contar com um acervo formado por bibliotecas unificadas de 63 países

Fabiana Cardoso | Segs
        
A Estácio é uma das maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 43 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, corpo docente de 7,5 mil professores e 340,4 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

Com um total de 79 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), agora tem muito mais a comemorar com o lançamento da sua Biblioteca Digital. 

Com um acervo formado por cerca de 64 milhões de arquivos digitais, como teses, dissertações, artigos, livros e vídeos - todos em texto completo, abertos e gratuitos, a nova biblioteca digital oferecerá aos alunos e alunas a produção científica de mais de 1.600 universidades e centros de pesquisa de 63 países. 

O projeto se tornou possível através da inserção da pós-graduação da Estácio no Open Archives Initiative, um consórcio internacional formado por renomadas instituições como, por exemplo, as universidades de Harvard, Oxford, Cambridge, Université de Paris, Universidade do Minho, como também pela USP, UNCAMP, UNB, UFMG, Senado Federal e Conselho Nacional de Justiça. Importantes acervos institucionais, como a Open PubMed, Scielo, Redalyc e Bibliotecas Nacionais da França, Portugal e Espanha, também estão integrados. Em um único sistema, simples e intuitivo, os alunos da Estácio e a comunidade poderão buscar e baixar gratuitamente todo o universo do conhecimento gerado e disponibilizado por estas instituições de pesquisa e cultura que operam em parceria. 

Toda a infraestrutura tecnológica da Biblioteca Digital foi desenvolvida pela Phorte Inovação, departamento de inovação do Grupo Phorte, parceiro da Estácio nos novos cursos de pós-graduação. A Phorte Inovação acumula sete anos de pesquisas aplicadas a tecnologias de educação superior e é pioneira na América Latina na tecnologia de Open Archives. O Prof. Giovanni Eldasi, coordenador científico deste departamento, aponta que o acervo será especialmente útil como fonte para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação e pós-graduação da Estácio. 

A Biblioteca Digital da Estácio já está disponível no portal da pós-graduação http://posestacio.com.br/biblioteca/

A Biblioteca Digital Estácio de Sá contém:

77269605 itens completos, abertos e gratuitos que aumentam a cada minuto. 

Bibliotecas Unificadas de 63 países

Acervos de 1643 Universidades e Centros de Pesquisas

Artigos de 48.567 Revistas Científicas

4.270 Vídeo Aulas Universitárias

Um comentário:

  1. A biblioteca Digital Nacional do Brasil faz parte desta lista de Bibliotecas Unificadas ?

    ResponderExcluir