quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Enciclopédia


Arrisque a navegar pela rede em busca de um tesouro mais valioso e menos efêmero que a simples diversão, busque o tesouro do saber.

por Dyego Emanuel G. Quadros | Jornal da Manhã
Imagem: Internet

Quando era criança e precisava pesquisar sobre determinado assunto seja por obrigação escolar ou por pura curiosidade tinha que me dirigir até uma biblioteca onde eu poderia pesquisar em livro enormes chamados enciclopédias, que tratavam dos mais diversos assuntos. Era muito interessante as vezes folhar as páginas destes livros a sensação era de agregar conhecimento de ter mais conteúdo abrir horizonte a novos assuntos.

Hoje temos milhares de bibliotecas virtuais no mundo todo ao alcance de nosso dedos através da internet, mas quantos de nós utilizamos a internet com este intuito? Recentemente vi uma propaganda de uma empresa que dizia estar levando a internet a crianças que não possuem acesso, e mesmo sem acesso faziam trabalhos maravilhosos e criativos e então perguntava “já pensou o que ela poderia fazer se tivesse internet?”

Esta pergunta me indagou e nossas crianças que tem internet como a estão utilizando? O que estão realizando de espetacular? Tendo muito mais acesso a informação do que grandes cientistas do século passado, a uma grande velocidade e a sua disposição no conforto do seu lar. A pergunta é pertinente pois muitos adultos também não utilizam esta ferramenta para a pesquisa ou aprendizado a internet para a grande massa se resume a entretenimento. Podemos comparar a uma máquina de lavar roupas que é utilizada como balcão, pode até servir muito bem como balcão mas a máquina tem potencial para ser muito mais.

Portanto a dica da coluna desta semana é mergulhar mais profundo nesta maravilhosa ferramenta que nos possibilita ter acesso ao conhecimento de diferentes formas sejam vídeo-aulas, e-book ou pesquisa nos mais diversos canais voltados para o compartilhamento de informações. Arrisque a navegar pela rede em busca de um tesouro mais valioso e menos efêmero que a simples diversão, busque o tesouro do saber.


Um comentário:

  1. criei meus filhos ensinando-os a pesquisar em enciclopédias e , ainda hoje, consulto regularmente as enciclopédias que tenho em casa.

    ResponderExcluir