
“Os pesquisadores poderão acessar desde publicações que marcaram época, como a revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas (1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913)”, diz Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador da instituição.
O site oferece micro coleções de documentos, inseridas numa narrativa que situam os periódicos no contexto histórico. O material disponibilizado oferece as diferentes visões da imprensa sobre momentos da história do país.
“Jornais e revistas complementam e dialogam com a documentação oficial preservada pelo Arquivo, inclusive precisando data e sequência dos acontecimentos históricos”, explica o diretor do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado, Lauro Ávila Pereira.
O layout do site foi inspirado na diagramação de um jornal. As coleções mais consultadas pelo público ganham destaque e compõem as “manchetes” do portal. O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais títulos e outros exemplares dos periódicos atualmente disponíveis.
Fonte: Adnews
+ Tempo de recontar fatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário