sábado, 8 de abril de 2006

Base de dados on line reúne informações sobre a flora brasileira

Parte da flora brasileira passa a ser conhecida em uma nova base de dados na internet. Cerca de 20 mil espécies fazem parte da estrutura inicial que pode ser acessada no endereço www.arvoresdeirati.com .

Segundo o administrador do projeto, Daniel Saueressig, acadêmico de Engenharia Florestal da UNICENTRO, em Irati (PR), o objetivo da “Base de Dados Livre – Plantas do Brasil” é modificar a maneira como as pessoas tratam a informação, disponibilizando-a de forma gratuita e democrática e permitindo colaborações.

Os usuários podem realizar buscas por espécies em cada um dos estados brasileiros ou de forma simultânea em vários deles. A pretensão do projeto é que ele se estenda e chegue a abranger todos os estados brasileiros. Para viabilizar a inserção em outras localidades, foi utilizada uma ferramenta que permite que usuários participem da construção da base de dados, podendo incluir, alterar e excluir os dados das espécies. “Busca-se a associação voluntária de indivíduos e grupos para desenvolver uma fonte comum de conhecimento na área da botânica”, afirma Daniel.

O acesso à base de dados é permitido para usuários cadastrados, que devem preencher um formulário no endereço: http://www.arvoresdeirati.com/index.php?area=cadastro e efetuar a confirmação no link indicado, recebido por e-mail. A validação se dá em 24 horas, permitindo acesso total. Enquanto o cadastro não é aprovado, o internauta pode visualizar os dados, porém, com restrições em algumas funções.

Espera-se agrupar nesse banco de dados informações sobre características morfológicas, fenológicas, ecológicas e potencial de utilização das espécies nativas. “Deste modo, ajudar na conscientização das pessoas quanto à necessidade da preservação destas espécies, e também esclarecer os benefícios e potencialidades existentes em nosso meio”, explica Daniel.
O projeto é semelhante à Wikipédia, explica o coordenador, falando da enciclopédia online de conteúdo aberto que, desde o seu início, em 2000, até dezembro de 2004, já haviam sido criados mais de um milhão de artigos em diversas língu as. “Este tipo de trabalho permite um constante crescimento e aperfeiçoamento das informações”.

“Sabemos que, inicialmente, existem erros em nossa base de dados, na inclusão de espécies exóticas e na sinonímia”, afirma o administrador do projeto, encorajando os leitores a auxiliar na correção de tais problemas. A maior parte dos registros iniciais foram extraídos de sites de herbários que mantêm suas coleções científicas on line, de acordo com ele, “como o Herbário de Nova York e o Herbário do Jardim Botânico de Missouri”. Os dados, porém, não foram totalmente revisados.

O design e a programação da base de dados on line são coordenados por Alex Saueressig, acadêmico de design gráfico da ULBRA - Carazinho/RS.


Fonte: AmbienteBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário