sábado, 8 de abril de 2006

Biblioteca Digital de Política Externa

Fundação Alexandre de Gusmão inaugura Biblioteca Digital

A Fundação Alexandre de Gusmão acaba de lançar a Biblioteca Digital de Política Externa em sua página na Internet [ www.funag.gov.br ]. Trata-se de uma iniciativa que pretende ampliar o acesso do público interessado aos livros editados pela FUNAG sobre temas da Política Externa.

O acervo inicial conta com duas coleções de obras:
1] 31 livros dos seminários do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais [IPRI] da FUNAG;
2] 36 teses, já publicadas pela FUNAG, do Curso de Altos Estudos [CAE] do Instituto Rio Branco [IRBr].
A Biblioteca Digital de Política Externa oferece acesso, sem ônus, ao texto integral das obras constantes de seu acervo, em formato PDF.

Cooperação
A Fundação Alexandre de Gusmão [FUNAG] e a Universidade Federal do Ceará [UFC] assinaram, em 13 de março, Termo de Cooperação Técnica, que criou o Centro de Estudos Brasil-Cabo Verde.

No dia 16 de março, a FUNAG firmou Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Pará [UFPA], para implantação do Centro de Estudos Brasil-Venezuela.

Segundo o Itamaraty, em 2005 e 2006, a FUNAG firmou cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFGRS], para criação do Centro de Estudos Brasil-África do Sul, e com a Universidade Federal Fluminense [UFF], que criou o Centro de Estudos Brasil-Argentina.
“Essas iniciativas integram o programa da FUNAG de estímulo à implantação, em universidades brasileiras, de Centros de Estudos sobre Países do Hemisfério Sul [CESUL], no qual a FUNAG contribui com a doação de livros especializados, apoio a pesquisadores e edição de teses de Doutorado e Mestrado”, informou o ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Inforel

Nenhum comentário:

Postar um comentário