terça-feira, 15 de agosto de 2006

Google da mais um passo para a biblioteca digital

Google, maior site de buscas pela internet do mundo, anunciou ontem ter fechado um acordo para que os livros da biblioteca da Universidade da Califórnia fiquem acessíveis pela internet. O acordo reforça o projeto Google Book Search, uma controvertida tentativa do Google de digitalizar todos os livros do mundo e colocá-los na rede.

A Universidade da Califórnia tem mais de 100 livrarias espalhadas por suas dez unidades. A própria instituição classifica sua coleção de livros acadêmicos e de pesquisa como a maior do mundo. "Isto significa ainda mais acesso aos grandes trabalhos de áreas como história e cultura", informou a direção do Google, em comunicado.

O acesso a livros com direitos registrados ficará limitado ao título, ao autor e a umas poucas linhas de texto, vinculadas à busca e de onde o produto poderá ser comprado ou tomado emprestado, explicou o Google. Entre outras instituições que já fecharam parcerias com o site de buscas estão as universidades de Harvard e Stanford e a Livraria do Congresso dos Estados Unidos.

O projeto Google Book Search causa enorme polêmica desde que foi anunciado. Editoras e escritores temem as perdas com direitos autorais e relutam em ceder suas obras.

O Google argumenta que, pelo contrário, o projeto vai ajudar a vender mais livros, já que mostra apenas cinco páginas por busca: a mais relevantes, as duas anteriores e as duas posteriores.Nos EUA, o projeto foi combinado com serviços que mostram as livrarias mais próximas do internauta.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário