quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Google revela busca por notícias e documentos históricos

Buscador fecha acordo com editoras para que Google News Archive Search liste fatos de jornais impressos publicados até mesmo há 200 anos.

O Google planeja expandir seu serviço Google News com uma função que permite que usuários encontrem artigos com informações históricas sobre eventos e pessoas.

O Google News Archive Search está programado para entrar no ar nesta quarta-feira (06/09) indexando links para artigos de diversos jornais e revistas.

O buscador construiu o índex do serviço com links já presentes em sua relação de links online, assim como endereços a que ganhou acesso por parceiras com editoras e agregadores de notícias, disse Jim Gerber, diretor de parcerias de conteúdo do Google.

O serviço listará resultados baseados no nível de relevância da busca, e a preferência não será dada a parceiros do Google, que incluem o The New York Times, Factive, Time Magazine The Wall Street Journal.

A nova ferramenta cobre praticamente toda a história dos últimos 200 anos e resultados podem ser agrupados em diversas maneiras, incluindo linha do tempo e por tópicos ou editoras.

O Google News Archive Search não lista links para conteúdo multimídia ou inclui links para material de referência, como enciclopédias, além de não ter conexões com o polêmico Book Search, disse Anurag Acharya, engenheiro do Google.

O novo serviço ainda não tem modelo monetário, e não existe qualquer acordo financeiro entre o Google e as editoras para lucrar sobre ele, disse Acharya.

O Google News Archive Search está sendo lançado com interface em inglês, mesmo que seja acessado por outras línguas. O plano é tornar o serviço mais global pela colaboração com parceiros internacionais quando site for lançado em outros países.


*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário