terça-feira, 21 de novembro de 2006

Yahoo fecha acordo com 176 jornais nos EUA

Um consórcio de sete redes jornalísticas, representando 176 jornais diários dos EUA, anunciou uma ampla parceria com o portal Yahoo para compartilhamento de conteúdo, publicidade e tecnologia. Este é mais um sinal de que as cautelosas empresas de jornais querem cada vez mais apertar a mão das companhias de tecnologia, antes consideradas uma ameaça.

Pelo acordo, na primeira fase os jornais devem postar seus classificados de empregos no site de classificados do portal, e começarão a usar a tecnologia do HotJobs para rodar seus próprios anúncios online. Segundo um importante executivo de uma das empresas, a meta a longo prazo dessa aliança é que o conteúdo dos jornais seja rotulado e otimizado para busca e catalogação pelo Yahoo.

Desse modo, as notícias locais - um dos pilares das empresas jornalísticas - farão parte de uma ampla rede de informação, mais útil para os leitores e mais valiosa para os anunciantes. 'Agora o setor tem fé na internet, baseado no que vem ocorrendo nos últimos anos', disse o executivo, que não quis ser identificado porque não está autorizado a se pronunciar pela companhia.

O acordo pode também ser firmado no momento oportuno para o Yahoo, que tenta reconquistar a confiança dos investidores e o brilho que perdeu junto a alguns comerciantes. O portal poderá também se posicionar como parceiro interessante para as empresas de mídia tradicional, num contra-ataque eficaz ao acordo que o Google assinou há algumas semanas com 50 jornais. Com isso, o Yahoo poderá controlar uma parcela maior do fragmentado mercado de publicidade local.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário