quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Governo lança Portal Brasileiro sobre Biodiversidade



Brasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou hoje (20) o Portal Brasileiro sobre a Biodiversidade (PortalBio). O lançamento ocorreu durante a 12º Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo o MMA, o objetivo da criação do PortalBio é oferecer informações sobre a biodiversidade brasileira na internet, compartilhando o conhecimento e tornando-se uma referência nacional para pessoas e instituições. De acordo com a ministra, o site será um mecanismo importante na gestão dos recursos naturais do país.

“É para dar transparência ao esforço que vem sendo feito pelo Estado brasileiro no que concerne à preservação da biodiversidade e à redução da perda da biodiversidade. Nós já temos muitas ferramentas, como o mapa dos biomas brasileiros e das áreas prioritárias que orientam o processo de criação de unidades de conservação e o indicativo de metas para os próximos quatro anos”, disse a ministra.

O site traz informações técnico-científicas sobre biomas e espécies brasileiras, grupos de plantas, espécies ameaçadas de extinção e os impactos sobre a biodiversidade. Também poderão ser encontrados no site documentos técnicos e relatórios, além dos principais acordos formais de cooperação, brasileiros e internacionais, no campo da biodiversidade e do meio ambiente. Em longo prazo, está prevista a disponibilização no portal de um cadastro de imagens e mapas da biodiversidade brasileira, a legislação e uma biblioteca virtual sobre o tema.

Mantido pelo Projeto Estratégia Nacional da Diversidade Biológica, o portal funcionará no endereço eletrônico http://www.mma.gov.br/portalbio. O Portal Brasileiro sobre a Biodiversidade faz parte da estratégia brasileira para a adoção do Clearing House Mechanism, um mecanismo de facilitação de acesso à informação previsto na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Por: Irene LôboRepórter da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil - Radiobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário