segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Museu do Café vai disponibilizar seu acervo no SBICafé

O imponente edifício da antiga Bolsa Oficial do Café, que abriga desde 1998 o Museu do Café, em Santos (SP), ganhará contornos de modernidade ao disponibilizar aos visitantes o acesso on-line ao Sistema Brasileiro de Informação do Café (SBICafé). O projeto, no qual está inserida a Biblioteca Virtual do Café, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café.

A parceria vai contribuir para que o Museu do Café fortaleça a responsabilidade de preservar documentos e referências históricas e patrimoniais, relativas ao desenvolvimento do agronegócio café e seus respectivos desdobramentos contemporâneos em Santos e no Brasil. Por outro lado, possibilitará a integração das informações bibliográficas (periódicos, livros, pesquisas e hemeroteca) do Museu do Café à rede do SBICafé, que tem cadastradas mais de 13 mil publicações sobre a cultura do café.

Para o gerente técnico da Embrapa Café, Roberto Proença Passarinho, a integração entre os acervos do Museu do Café e do SBICafé deverá ampliar tanto o número de publicações e imagens, quanto o número de visitas ao sistema. "A idéia é que o conhecimento disponibilizado através da Biblioteca Virtual seja multiplicado e traga benefícios para toda a sociedade", ressalta.

Guilherme Braga Abreu Pires Filho, presidente do Museu do Café e também do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), concorda com a importância da parceria. Segundo ele, o Museu do Café tem concentrado esforços na ampliação de seu acervo e no intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos, consolidando-se como referência da memória do café brasileiro.

Espaço Ampliado

De acordo com a coordenadora do Museu do Café, Marjorie Carvalho, para o acesso ao SBI-Café, os visitantes terão uma sala especial no 3º andar do prédio, recentemente cedido para ampliação dos serviços, que contará com restaurante, biblioteca, livrarias e novos espaços para exposições. Ela destaca que as hemerotecas e demais informações dos bancos de dados do Museu e do SBICafé também deverão ser disponibilizadas no sistema, assim como as imagens e obras que já estão sendo catalogadas. O museu conta em seu acervo com obras de Benedito Calixto (painéis e vitrais).

A criação e manutenção do Museu é creditada ao esforço da Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil, constituída pelas principais entidades de classes, torrefadores, produtores, exportadores, comerciantes, corretores e associações do setor cafeeiro. Atração turística do centro histórico santista, o Museu promove exposições permanentes e temporárias, disponibiliza amostra do acervo e sala de vídeo sobre café.

SBI-Café é referência

Com o princípio de que o acesso à informação é condição básica ao desenvolvimento científico e tecnológico e que o conhecimento precisa ser disseminado, o SBICafé foi desenvolvido na UFV e a cada ano se fortalece. Para Dóris Magna Avelar de Oliveira, coordenadora do SBICafé e diretora da Biblioteca Central do UFV, a Internet tornou-se uma ferramenta importantíssima para agilizar o acesso à informação e ao conhecimento.

Em cinco anos de funcionamento, o portal do SBICafé já recebeu mais de 130 mil visitas, contabilizando mais de 230 mil consultas. Os usuários podem fazer suas consultas usando diversos critérios, como busca por palavra chave e autor. O resumo e texto completo das publicações podem ser acessados via Internet. A facilidades de navegação e localização de publicações de interesse do usuário são seus maiores atrativos. De acordo com Dóris Oliveira, os trabalhos de digitalização e catalogação não cessam. "A cada dia novas publicações são disponibilizadas na Biblioteca do Café", destaca.

Informações:

http://www.sbicafe.ufv.br/
http://www.museudocafe.com.br/

Fonte: Agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário