segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Online Computer Library Center e Ibict criam as bases para um acordo de cooperação técnica

Um acordo de cooperação técnica entre o Online Computer Library Center (OCLC) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi a pauta da reunião desta quinta-feira (25), entre os técnicos das duas instituições, na sede do Ibict.


O acordo, segundo o coordenador de Projetos Especiais do instituto, Hélio Kuramoto, prevê a disseminação e inserção dos dados e registros da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no catálogo internacional WorldCat, um serviço de divulgação que envolve mais de 10 mil bibliotecas no mundo, com mais de 1 bilhão de itens bibliográficos. O WorldCat é um serviço de Open Access ou Acesso Livre desde outubro de 2006.


Kuramoto explicou que o OCLC é um tradicional organismo norte-americano na área bibliográfica e que mantém nos Estados Unidos uma série de dados bibliográficos, além de envolver mais de 1.000 instituições mundiais. O OCLC é uma instituição privada sem fins lucrativos que recebe as informações e as converte para um sistema de discrição de registro bibliográfico denominado de Marc21.


“Vamos fazer um teste inicial com 100 registros da BDTD. Eles serão encaminhados para o OCLC no WorldCat. E, com o termo de cooperação assinado, serão disponibilizados outros registros, não apenas teses e dissertações. Havia algumas dúvidas por parte dos técnicos, e o encontro possibilitou a troca de esclarecimentos. A cooperação com o OCLC vai possibilitar que outras unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) utilizem o sistema firstSearch, o que possibilita utilizar o WorldCat com mais criatividade. Outro fator é que o acordo possibilitará ainda que as bibliotecas possam fazer o download em Marc21”, disse Kuramoto.


O coordenador do Ibict lembrou que hoje são 34 mil registros disponibilizados na BDTD e que o acordo de cooperação está sendo analisado por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Participaram da reunião Sueli Maffia, coordenadora da BDTD, Lucia Shelton, especialista de suporte do OCLC, Tim Rapp, diretor do OCLC para América Latina e Caribe, e Márcia Evaristo, coordenadora de Articulação, Avaliação e Acompanhamento de Produtos e Serviços.


Assessoria de Comunicação Social / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Nenhum comentário:

Postar um comentário