sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Brasília receberá primeira biblioteca nacional digital

Iniciativa resulta de uma parceria entre o Ibict, a RNP e o Ministério da Ciência e Tecnologia e deverá ficar dentro da Biblioteca Nacional.

Uma biblioteca nacional digital do século 21 vai ser implantada na capital federal. Um convênio assinado entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituições ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Governo do Distrito Federal possibilita a criação de um acervo digital dentro da Biblioteca Nacional.

A biblioteca integra o Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, um dos grandes projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, que esteve na última sexta-feira (26/01) na sede do Ibict acompanhado do secretário de C&T do DF, Izalci Lucas, disse que a biblioteca digital é uma idéia que já está sendo trabalhada e que brevemente deverá ser implantada na capital federal.

Gorgulho acredita que a tecnologia, a cultura, o meio ambiente e o esporte são atividades que perpassam todas as secretarias, por isso, ressalta a importância da Biblioteca Nacional estar ligada à Secretaria de Cultura, o órgão de ponta de lança do projeto.

"Nós temos uma Biblioteca Nacional maravilhosa, porém vazia. Queremos preenche-la corretamente. Estamos criando uma comissão interministerial para estudar a gestão da Biblioteca, e essa reunião no Ibict é justamente para acertar alguns detalhes, pois queremos que a biblioteca digital do século 21 esteja entre as melhores bibliotecas do gênero", enfatizou.

Emir Suaiden, diretor do Ibict, declarou que a parceria entre o Ibict, Secretaria de Cultura e a RNP é importante para a implementação do serviço de acesso aos conteúdos digitais. Ele acredita que, desta forma, será possível aos usuários tanto da Esplanada dos Ministérios quanto do Congresso Nacional e da Rodoviária fazer visitas virtuais aos pontos onde existem equipamentos conectados para este serviço.

"A idéia é que a Biblioteca Digital seja um grande centro de inclusão. Um centro que permita integrar as pessoas que ainda não tenham acesso às novas tecnologias. Assim, elas terão um espaço para isso, para visitas, videoconferências, oficinas para aprender determinadas coisas que elas possam fazer melhor com a tecnologia, entre outros fatores.

Além disso, a Biblioteca será mais um atrativo para os turistas que visitam a capital da República. Em outras palavras, pretendemos contribuir para que novos cidadãos tenham acesso aos acervos digitais. E tudo isso está dentro da missão do Ibict, que é apoiar as ações de ciência e tecnologia do País", salientou.

Participaram também da reunião o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos do Ibict, Cecília Leite, o gerente de Projetos Especiais da RNP, Antonio Carlos Fernandes, e a consultora da RNP, Pilar de Almeida.

Fonte: ComputerWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário