quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Instituto de lingüística lança o Portal da Língua Portuguesa

O Portal da Língua Portuguesa foi lançado, pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), com sede em Lisboa, com o objetivo de disponibilizar na internet um maior conteúdo sobre o idioma português.

O site disponibiliza um recurso que permite acesso às palavras da língua portuguesa, nas suas diferentes variedades. Uma ferramenta de livre acesso, o portal é direcionado à alunos e professores, profissionais e curiosos sobre a língua portuguesa, estabelecendo uma ponte entre a comunidade científica e o público em geral.

Através da MorDebe, uma base de dados morfológicos do português, atualmente são contidas mais de 125 mil sentenças e cerca de 1,5 milhões de formas flexionadas, sendo constantemente revista e atualizada, de acordo com o portal.

Através de possíveis pesquisas, o utilizador poderá encontrar um conjunto de informações relativas às palavras, à sua flexão, à derivação e à ortografia, podendo recorrer a um dicionário de verbos e flexão nominal, assim como um vocabulário ortográfico.

Embora a MorDebe traga principalmente a variedade do português de Portugal, é também possível encontrar no portal informação sobre o português do Brasil, de Moçambique, de Angola, da Guiné-Bissau, de São Tomé e Príncipe, de Cabo Verde e de Timor.

Confira o site: www.portaldalinguaportuguesa.org

Fonte: Jornal Mundo Lusíada

Nenhum comentário:

Postar um comentário