terça-feira, 27 de março de 2007

Universo para pesquisas na web não pára de se expandir

Abaixo trechos da matéria publicada em 26/03/07 no JB:

No ar desde o final de 2004, o Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br ), ferramenta virtual do Ministério da Educação que disponibiliza pela internet milhares de obras em formatos de texto, som e imagem, atingiu recentemente a casa dos 3 milhões de acessos. O expressivo número desmente os intermitentes boatos, pela própria web, de que o site seria desativado por falta de dinheiro ou de interesse dos internautas. Nos corredores do ministério, os spans até são considerados propaganda gratuita e maciça do serviço.

Mais voltado para o meio acadêmico, o Portal de Periódicos da Capes (a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também é tema de e-mails alarmistas. No ano passado, a página (www.periodicos.capes.gov.br ) teve mais de 32 milhões de consultas e 15 milhões de downloads de arquivos completos, como teses e artigos científicos, e já garantiu a verba de funcionamento deste ano: um polpudo investimento do MEC estimado em R$ 30 milhões.

No Portal de Periódicos, estão cadastradas 181 instituições em todo o país, como faculdades e bibliotecas, de onde é possível consultar os arquivos. Além de incluir teses e monografias num banco de dados de 11 mil itens, o MEC põe à disposição dos usuários assinaturas de jornais e revistas científicas do mundo inteiro. Em casa ou de qualquer computador, a consulta pode ser feita pelo Acesso Livre (pelo endereço http://acessolivre.capes.gov.br ) a outros 1.500 artigos.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário