terça-feira, 12 de junho de 2007

Geoinformações amazônicas

O ImazonGeo é o novo serviço lançado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que reúne informações sobre a situação, dinâmica e pressão sobre as florestas e áreas protegidas da região

No site, as geoinformações são organizadas em mapas interativos, gráficos e relatórios. A seção Queimadas inclui dados de focos de calor de diversas fontes, como os satélites Modis, Noaa e Goes, e resultados de análises por município, área protegida e assentamento rural.

Em Desmatamento, são apresentadas informações sobre o desmatamento na Amazônia a partir de dados obtidos pelos projetos Prodes e Deter, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

A seção Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) dá acesso aos boletins eletrônicos mensais de desmatamento obtidos por meio do sistema, além da base de dados usada para gerar as estatísticas.

Em Banco de Dados, o usuário pode acessar a base disponível no site, para consultas, visualização e customização de mapas. No ImazonGeo, os visitantes podem montar mapas particulares, a partir da combinação dos dados disponíveis.

O site oferece ainda mapas sobre o setor florestal, vegetação, pólos madeireiros, eixos de transporte madeireiro, planos de manejo, áreas de certificação florestal e unidades de conservação.

O Imazon é uma instituição de pesquisa sem fins lucrativos, cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional. O instituto foi fundado em 1990 e sua sede fica em Belém.

ImazonGeo: http://imazongeo.org.br


Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário