segunda-feira, 25 de junho de 2007

Perspectivas para metalinguagem na Internet

Inventor da IEML (Information Economy Meta Language) estima que em 2010 os internautas poderão baixar um programa do website da IEML e utilizá-lo. Isto é um programa com motor de pesquisa integrado que permite fazer a indexação automática e um motor de pesquisa semântica bastante mais evoluído que os motores existentes.




Veja a entrevista com PIERRE LEVY, PROFESSEUR DE COMMUNICATION, TITULAIRE D'UNE CHAIRE DE RECHERCHE EN INTELLIGENCE COLLECTIVE A L'UNIVERSITE D'OTTAWA (CANADA)
L'intelligence collective, notre plus grande richesse
Propos recueillis par Michel Alberganti
Article paru dans l'édition du 24.06.07.
http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-651865,36-927305@51-837044,0.html




Fragmentos da entrevista que selecionei e fiz a versão:
No sistema de coordenadas do espaço semântico de IEML não há ponto de vista privilegiado. As ideologias tornam-se meras perspectivas particulares. Com os motores de pesquisa atuais, os resultados são ordenados segundo um algoritimo que é o do Google ou de Yahoo. Não se pode tocá-los. Com meu projeto, se poderá escolher a ordem das respostas; ...tenho dito que houvera preciso criar uma linguagem de descrição, uma metalinguagem, que possa verter as línguas naturais e as classificações de conceitos (ontologia em informática), mas que seja igualmente calculável - esclarece o professor e inventor PIERRE LEVY. Trata-se de uma pesquisa científica (...) A linguagem IEML vai se desenvolver em função daqueles que decidirão utilizá-la. Cada um vai produzir os metadados segundo sua própria cultura. Não se trata em absoluto de uma empresa de uniformização. Simplesmente de evitar que as diferenças permaneçam barreiras intransponíveis. Cada disciplina devera fazer um esforço de formalização de seu saber, mas no fim se compreendera a linguagem do outro e se fará compreender por ele, sem aprender língua estrangeira ... As línguas naturais são feitas para serem manejadas pelos cérebros humanos e não pelos computadores. A linguagem IEML (Information Economy Meta Language) é reconhecível e tratável por uma máquina porque é muito mais próxima da linguagem matemática utilizada pelos computadores. No caso da IEML o utilizador final não é forçado a aprendê-la. Ele vai continuar a operar em sua língua natural. A IEML intervirá em nível subjacente. Somente os engenheiros do conhecimento, os arquitetos da informação, isto é os profissionais a utilizarão. È uma língua que em nada se assemelha a uma língua natural, Todavia se pode dizer em IEML tudo o que se pode dizer com uma língua natural, inclusive as nuances semânticas, porém dirigindo-se a um computador.


Leia mais
http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-651865,36-927305@51-837044,0.html


Colaboração: jacoblumier@leiturasjlumierautor.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário