segunda-feira, 4 de junho de 2007

Rivais também criam novos serviços

O Google é o buscador mais popular e seu desenvolvimento tecnológico chega a parecer imbatível. Mas os rivais não pensam assim: nas últimas semanas, tanto o Yahoo quanto a Microsoft colocaram no ar, em caráter de teste (beta), suas novas ferramentas de busca.

A idéia de ambas é, justamente, a mesma do Google Universal Search: misturar vários tipos de informação (sites, fotos,mapas, etc.) em uma só lista de resultados. Ambas as ferramentas copiam o visual minimalista, bem limpo, do Google.IMAGINE SÓ O novo buscador da Microsoft, que se chama Imagine Live Search (search.imagine-live.com), é o mais desenvolvido. Ele mostra fotos junto com os resultados das buscas e tem um recurso exclusivo: se você passar o mouse sobre a imagem, ela cresce. Ou seja, dá para ver bem a fotinho sem precisar acessar o site onde ela está.Com as notícias, é a mesma coisa. Você pode ler o primeiro parágrafo de cada texto sem sair do buscador. Basta passar o mouse sobre os links. É muito legal - e isso o Google não tem. Já o mapa do Imagine Live é meio sem sentido: em vez de mostrar um mapa relevante para a busca, o Microsoft Imagine exibe a localização do usuário - no meu caso, São Paulo. Não serve pra nada. E a ferramenta da Microsoft fica devendo vídeos.

ALPHA EM VERSÃO BETA O Yahoo, grande competidor do Google, está testando o Alpha (au.alpha.yahoo.com), cuja proposta também é a busca universal. Além de uma lista de sites, os resultados incluem fotos - do site Flickr, que pertence ao Yahoo -, notícias, verbetes da enciclopédia Wikipedia e até conteúdo do serviço Yahoo Respostas (em que os internautas respondem a dúvidas sobre os mais diversos assuntos).Os resultados incluem vídeos, mas eles não são fornecidos pelo Yahoo Videos. Vêm do YouTube - que pertence ao Google. No Alpha, os chamados "links patrocinados", ou seja, aquelas propagandas que vêm junto com a busca, são opcionais - você só vê se quiser.O grande problema do buscador é justamente esse: ele não mostra as coisas automaticamente. Se quiser acessar algum dos seis tipos de conteúdo adicional (fotos, notícias etc), tem de abrir item por item com o mouse. Além disso, os vídeos não rodam na própria página de resultados - ao clicar em um deles, você sai do buscador.Tanto o Alpha quanto o Imagine Live ficam aquém do Google Universal. Na prática, são mais parecidos com o Searchmash (http://www.searchmash.com/), um buscador independente que o Google criou com o suposto objetivo de testar novidades. Ele é muito inferior ao Google Universal e faz tempo que não ganha novos recursos. Ou seja: na prática, serve mais para despistar os concorrentes. Deu certo.

PESQUISA ESPECIALIZADA PODE SER MAIS EFICAZ

O Google e os outros megabuscadores incorporam cada vez mais informações, mas há coisas que eles não alcançam. Se você procura o telefone de uma pessoa, dificilmente irá encontrá-lo numa ferramenta de busca - é mais negócio entrar no site da companhia telefônica.E o que fazer se você quer mandar um e-mail, mas não sabe o endereço? Para situações como essa, existem os "buscadores verticais", especializados em determinado assunto. No caso de e-mails, tente o people.yahoo.com. Mas nem sempre funciona.O Google também não serve como dicionário, nem é uma boa opção para comparar preços de produtos. Nesse caso, uma boa pedida é consultar o Buscapé - veja quadro ao lado - e seus similares, como Bondfaro (http://www.bondfaro.com.br/) e Jacotei (http://www.jacotei.com.br/).Para quem gosta de baixar músicas e vídeos da internet, existem buscadores como o Torrentz. Os buscadores comuns são feitos por robôs, softwares que coletam e organizam as páginas da internet. Mas, às vezes, nada substitui a inteligência humana. O buscador Dmoz (dmoz.org) tem todos os seus sites catalogados manualmente, supostamente com resultados mais relevantes.Existem ferramentas de busca para todos os gostos.

No site oedb.org/library/college-basics/research-beyond-google, há 119 opções. Existe até uma ferramenta para pesquisar no DNA humano (gdbwww.gdb.org).

FAÇA VOCÊ MESMO

Que tal criar a sua própria ferramenta de busca? Você define o tema (música brasileira, por exemplo), indica os sites que farão parte da busca e pronto. Está no ar o seu próprio buscador - dá até para indicar aos amigos. Você pode fazer isso com o serviço Rollyo (http://www.rollyo.com/) ou com um recurso do próprio Google, o Coop - www.google.com/Coop.


Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário