quinta-feira, 19 de julho de 2007

Deputados europeus pedem criação de Biblioteca Digital

Deputados da U E pediram a criação de uma biblioteca digital europeia multilingue para proteger e difundir a herança cultural do continente

O Comité para a Cultura do Parlamento europeu votou unanimemente o relatório «i2010: Easy access to European cultural heritage», proposto pela deputada francesa Marie-Hélène Descamps na passada segunda-feira.

O relatório sugere a criação de um arquivo digital, em formato simplificado e multilingue, que inicialmente será composto por obras anteriores a 1920, cujos direitos de autor já expiraram. A longo prazo, a biblioteca irá incluir todas as categorias de material cultural.

«A adopção do relatório demonstra que o comité para a cultural e educação está a favor da criação de uma biblioteca digital europeia que possa fornecer um acesso a toda a riqueza e diversidade da herança cultural europeia», afirmou a deputada.

O projecto visa ainda o desenvolvimento de um novo método de financiamento, que inclui parcerias com o sector privado de forma a garantir a remuneração dos trabalhos com direitos de autor.

O arquivo digital é um desenvolvimento do portal da Livraria Europeia, que disponibiliza o acesso a 47 bibliotecas europeias e ainda jornais, revistas, gravações e outros suportes culturais.

A Comissão europeia anunciou em 2005 a estratégia de apoio à Biblioteca Digital como um dos objectivos da iniciativa i2010, que pretende fomentar o crescimento da Sociedade de Informação e criar novos postos de emprego na área.

O primeiro relatório foi assinado pela Alemanha, Hungria, Itália, Polónia e Espanha, no princípio do 2007.

Fonte: Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário