quinta-feira, 19 de julho de 2007

Sabedoria virtual

Um milhão de volumes online da maior biblioteca universitária do país

Já é possível aceder a um milhão de títulos do espólio bibliográfico cinco vezes centenário da Universidade de Coimbra, através da internet. Digitalização de obras antigas e base de dados com produção científica da Universidade de Coimbra são os próximos passos.

Paula Alexandra AlmeidaDesde há alguns meses que é possível aceder aos títulos do acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra através de uma base de dados online. Trata-se do maior acervo das universidades portuguesas, com cerca de 2,5 milhões de exemplares nas suas cerca de 80 bibliotecas. Só a Biblioteca Geral tem um total estimado em 1,5 milhões de exemplares.

Hoje, a UC assinala a entrada online do exemplar um milhão, o livro “A Morada da Sabedoria”, de António Filipe Pimentel, obra editada em 2006, que aborda a história de mil anos do Paço das Escolas e a sua relação com a história da própria cidade.

Em ligação com esta base de dados, estão também a ser criadas e alargadas duas outras bases de dados, uma contendo digitalização de obras antigas e valiosas e outra com a produção científica dos professores e investigadores da Universidade de Coimbra.

Estes meios serão geridos pelo SIBUC – Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra e possibilitarão o acesso a bases de dados nacionais e internacionais, como é o caso da Biblioteca do Conhecimento Online (B-ON).

Para Carlos Fiolhais, director da BGUC, “este é um momento decisivo na construção da biblioteca virtual da Universidade de Coimbra. Com ela a universidade conseguirá uma maior projecção em todo o mundo, em particular no de língua portuguesa. A morada da sabedoria está a ganhar nova dimensão”.

Hoje, no Pólo IIExemplar um milhãoA sessão de apresentação do projecto decorre hoje, às 12 horas, no Auditório José Guilherme Silva do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Pólo II da UC. Estarão presentes o reitor, Fernando Seabra Santos, e o director do SIBUC e da Biblioteca Geral, Carlos Fiolhais. O projecto será apresentado por Noémia Canas, da Biblioteca da Faculdade de Farmácia.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário