segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Escola Nacional de Saúde Pública lança biblioteca virtual interativa

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma biblioteca virtual interativa. Nela qualquer pessoa poderá publicar e baixar gratuitamente arquivos digitais de assuntos relacionados à saúde.

A coordenadora de Comunicação Institucional da escola, Ana Furniel, afirma que a biblioteca multimídia é importante para a democratização das informações. “A idéia é justamente trabalhar com transparência da informação e acesso livre. Isso é fundamental, porque quando é muito complicado para o usuário ter acesso ou ele tem que pagar para baixar um material, a informação deixa de ser pública”. Segundo Ana Furniel, o diferencial da biblioteca é que o usuário pode incluir o material na internet. “Ela é uma grande inovação no serviço público. Estamos dando um salto grande, porque é comum serviços privados contarem com colaboradores externos na inclusão de material. Nós não buscamos material. Ele é colocado inteiramente pelo público da escola, como alunos e professores, e pelo público em geral”.

A coordenadora explica que não é todo material que pode entrar no acervo da biblioteca, pois existe uma equipe para fazer uma triagem dos arquivos recebidos. “Quando o material chega aqui, nossa equipe avalia o arquivo. Se ele for considerado pertinente, ele é classificado e fica disponível para acesso livre na internet”.

A Escola Nacional de Saúde Pública firmou um convênio com o Serpro para disponibilizar o material da biblioteca multimídia para deficientes visuais. “ Todos os documentos de texto da biblioteca serão passados para áudio para deficientes visuais”.

A página da biblioteca multimídia na internet é http://www.ensp.fiocruz.br/biblioteca.


Fonte: Agência Brasil - 11/08/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário