terça-feira, 21 de agosto de 2007

Plataforma Lattes usará certificação DOI para artigos publicados

O CNPq firmou um contrato com a International Digital Object Identifier Foundation para implantar na Plataforma Lattes o Sistema Identificador de Objetivo Digital (DOI, sigla em inglês).

O DOI é uma certificação de publicações em redes digitais. Quando certificada, a publicação recebe um número DOI. A partir do número DOI, o usuário tem acesso à base de dados da DOI Foudantion. A base dispõe de informações sobre o nome da publicação; resumo; links para os capítulos, apêndices e anexos; a versão PDF da publicação; o copyright; e a última atualização. Mesmo que a publicação seja modificada, o número DOI continuará o mesmo. Por exemplo, se uma publicação mudar de site, o nome DOI se manterá e irá localizar o novo local de hospedagem. Sempre que houver uma atualização da publicação, o Sistema DOI informará.

A partir de setembro, os usuários da Plataforma Lattes poderão, de posse do número DOI, preencher as informações sobre suas publicações científicas no currículo Lattes. Quando o pesquisador colocar o número, a Plataforma Lattes irá acessar a base de dados do DOI, e vai preencher, automaticamente, o título, o ano, o volume, fascículo, páginas da publicação e o nome do primeiro autor. Além da facilidade, o sistema garantirá uma maior confiabilidade da informação cadastrada.

Segundo informações do CNPq, o Sistema possui mais de 28 milhões de DOI registrados. Mais informações podem ser obtidas no site www.doi.org.

Fonte: http://www.gestaoct.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário