terça-feira, 21 de agosto de 2007

Site indica que CIA e Vaticano editaram Wikipedia

- Um site com uma nova ferramenta virtual indica que usuários de computadores da CIA (agência de inteligência americana) e do Vaticano estão entre os responsáveis por edições nos textos do site Wikipedia, um dos mais populares do mundo para pesquisas na internet.

A Wikipedia é uma enciclopédia virtual com milhares de artigos em dezenas de línguas, inclusive o português. A página permite que qualquer pessoa adicione ou modifique informações nela contidas.

O novo site, chamado Wikipedia Scanner, permite saber a organização que estaria por trás das mudanças por meio do IP (um número que identifica cada computador ligado à rede) do computador usado pelo autor das alterações, mas não identifica o nome dele.

O Wikipedia Scanner descobriu, por exemplo, que computadores da CIA foram usados para mudar o conteúdo da página da Wikipedia sobre o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Alguém na agência americana teria adicionado a interjeição "Waaaaaaaah!" no texto sobre o mandatário iraniano, antes de uma parte sobre os planos do líder para a sua Presidência.

Por conta disso, o perfil do editor anônimo na Wikipedia ficou manchado com uma advertência dos administradores do site.


Para ler a matéria completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário