quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Biblioteca On Line oferece acervo digital do Sebrae

Cada vez mais os empreendedores têm entendido que a busca pelo conhecimento e a especialização é essencial para o sucesso do seu negócio. Porém, a correria do dia-a-dia e a falta de tempo são os grandes vilões para quem quer aprender. Por isso, desde 2003 o Sebrae disponibiliza em seu site o serviço Biblioteca On Line no endereço www.biblioteca.sebrae.com.br Com apenas alguns cliques, o empreendedor acessa um vasto acervo relacionado ao mundo dos negócios.

A Biblioteca On Line é um espaço aberto à construção e ao compartilhamento do conhecimento. O objetivo é contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Atualmente, o serviço reúne mais de 1,5 mil títulos que podem ser baixados gratuitamente.

Na biblioteca são encontrados artigos, monografias, estudos setoriais e análises socioeconômicas. O material é produzido por uma rede formada por diversos colaboradores vinculados ou não ao Sistema Sebrae. Os textos abordam temas relacionados ao agronegócio, gestão financeira, gestão orçamentária, comércio exterior, associativismo, franquias, consultoria empresarial, crédito, marketing, políticas públicas e responsabilidade social, entre outros.

De acordo com o técnico da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae e coordenador da Biblioteca On Line, Geraldo Magela Souza, desde 2003 já foram feitos mais de 4 milhões de downloads de títulos. “É uma média de 1,5 documentos baixados por visitante e isso é um dos principais indicadores de sucesso do serviço", afirma Geraldo.

Além dos 1,5 mil títulos disponíveis, a biblioteca oferece outros dois serviços. O primeiro trata-se do 'O que há nas livrarias'. São mais de 328 sinopses de livros sobre empreendedorismo publicados por mais de 70 editoras. O segundo serviço é o 'Edição Sebrae', que reúne 342 sinopses de experiências de sucesso coletadas por 23 agentes do Sebrae em todas as regiões do País.

Entre os campeões de audiência, ou seja, os títulos mais procurados e baixados pelos usuários estão: Guia do Prefeito Empreendedor; Guia do Empreendedor: identificação de oportunidades; Como elaborar um plano de negócio; Cartilha do Biodiesel; Guia do empreendedor: fluxo de caixa e custos na pequena indústria.

Coletânea física

Desde 2006, os usuários da Biblioteca On Line conseguem também consultar o acervo físico do Sebrae em todo o País. São milhares de livros, revistas, artigos, dissertações, vídeos, entre outros materiais sobre empreendedorismo e gestão empresarial. Para disponibilizar esse serviço, foi preciso integrar a base de dados dos 28 Centros de Documentação da Informação (CDI) do Sistema Sebrae.

O novo serviço permite que os usuários da Biblioteca pesquisem em qual CDI existe material sobre o seu tema de interesse. Após identificar o material que necessita, o usuário deverá verificar se a publicação está disponível ou não no seu estado e se é gratuito ou não.

Caso o material esteja disponível gratuitamente em outro estado, basta que o usuário entre em contato com o Sebrae de seu estado que, por sua vez, entrará em contato com o Centro de Documentação da Informação onde está arquivado o livro, revista ou vídeo procurado. Após feito esse contato, em pouco tempo o usuário receberá o material desejado sem nenhum custo. Se a publicação de interesse tiver custo, o interessado deve entrar em contato com o CDI da localidade onde o material está e se informar sobre as formas de pagamento e remessa da publicação.

Fonte: Administração.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário