quarta-feira, 12 de setembro de 2007

BioMed Central lança portal sobre acesso aberto orientado aos países em desenvolvimento




O BioMed Central integra as principais iniciativas de acesso aberto em ciências da saúde que existem atualmente, juntamente com a rede SciELO (Scientific Electronic Library Online), com os dois repositórios PubMed Central (um operado pelo NLM/NIH dos Estados Unidos e outro pelo Welcome Trust da Inglaterra), e com a PLoS (Public Library of Science).
Estes 4 portais já publicam mais de 1 milhão de artigos científicos em acesso aberto e mais de 700 revistas científicas. Os artigos podem ser pesquisados no Google Scholar, índices de repositórios abertos como o DOAR, por exemplo, e os índices bibliográficos SCOPUS, PubMED e LILACS.
Neste contexto, o BioMed Central acaba de lançar um novo portal orientado aos países em desenvolvimento com o objetivo de ampliar o acesso aberto à literatura médica e científica em geral por parte dos pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde.
O Portal Open Access and the Developing World destaca as pesquisas mais relevantes publicadas nas revistas de acesso aberto do BioMed Central, notícias e fontes de informação mais relevantes sobre acesso aberto e os países em desenvolvimento.
Como uma das atividades de lançamento do portal, BioMed Central convida pesquisadores e outros profissionais que trabalham em países em desenvolvimento para compartilhar suas experiências sobre como o acesso aberto à literatura científica tem influenciado seu trabalho.
Os artigos de pesquisa que estarão em destaque no novo portal incluem os publicados na revista Malaria Journal, uma das mais bem posicionadas pelo ranking da Thomson Scientific na área de medicina tropical. As revistas que publicam pesquisas relevantes para os países em desenvolvimento como AIDS Research & Therapy, BMC Infectious Diseases, BMC Public Health and the International Journal for Equity in Health também estarão em destaque.
O portal também oferece perfis de autores do BioMed Central que trabalham em países em desenvolvimento, notícias, e um blog com notícias e recursos relacionados a acesso aberto e os países em desenvolvimento.
Entre os recursos de informação destacados aparece a Declaração de Salvador sobre o Acesso Aberto: a perspectiva dos países em desenvolvimento, lançada e aprovada por ocasião do International Seminar on Open Access for Developing Countries, parte da programação do CRICS7/ICML9 organizado pela BIREME/OPAS/OMS, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, em setembro de 2005.
Fonte: Bireme

Nenhum comentário:

Postar um comentário