sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Google divulga pesquisa de livros digitais na Bienal do Livro

Gigante da web está expondo ferramentas para livros digitais na Bienal do Livro. Empresa realizou parcerias com editoras nacionais para exibição no Brasil.

O gigante das buscas on-line Google está participando da 13ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, abriu nesta quinta-feira (13), para a exibição de duas ferramentas de pesquisa para livros digitalizados.

O serviço de pesquisa de livros do Google, lançado em 2004 em parceria com grandes universidades dos Estados Unidos, permite visualização parcial ou completa de obras. Essa iniciativa gerou polêmica porque desafiava a visão tradicional de escritores e editoras sobre os direitos autorais.

As diferenças foram em grande parte superadas após acordo do Google com editoras de livros. Com isso, uma das ferramentas agora disponíveis é a pesquisa de livros nos sites de editoras parceiras, informou a companhia em comunicado. Para a exibição na Bienal do Rio, o Google fechou alianças com nove editoras nacionais, entre as quais Ediouro e Unesp.

Um dos representantes do serviço Pesquisa de Livros Google no Brasil, Felix Ximenes, disse que parcerias feitas com grandes bibliotecas e universidades, como ocorre nos Estados Unidos e Europa, não devem ocorrer no curto prazo no Brasil.

"Não descartamos a possibilidade, mas parcerias desse tipo não devem ocorrer nos próximos meses", pontua Ximenes. "Em curto prazo, o acervo das bibliotecas com as quais temos mantido esse contato ainda não vale o investimento. O escaneamento de obras raras e caras não é um processo barato e precisa de atenção especial", concluiu.

Outra ferramenta do Google é o Social Book Search, que possibilita ao internauta montar uma biblioteca virtual, escrever resenhas e compartilhar o conteúdo com outros usuários.

A 13ª edição da Bienal vai até dia 23 deste mês, reúne 950 expositores e o número recorde de 290 autores, sendo 170 brasileiros e 20 estrangeiros. Com 24 anos de existência, a feira acontece no Riocentro. A expectativa dos organizadores é de que o evento receba cerca de 600 mil visitantes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário