terça-feira, 30 de outubro de 2007

The New York Times em código aberto

Além de liberar o acesso gratuito a todo o conteúdo de seu site, o jornal 'trendsetter' The New York Times segue em um passo mais além. Tem usado, cada vez mais, soluções open source e compartilhado os códigos com a comunidade de desenvolvedores.

Desde agosto mantém no ar o Open Code, um blog onde a equipe de desenvolvimento do site compartilha com usuários códigos de aplicativos [widgets, mashups] usados no site. O blog é atualizado pela equipe de tecnologia do jornal [programadores, webdesigners].

E mais - desde a abertura do conteúdo, o NYT vêm acrescentando metadados nas páginas do site do jornal. A técnica visa melhorar a indexação das matérias nos mecanismos de busca [no mês passado contrataram um "gerente de buscas"].

Por aí a gente vê que essa estratégia do NYT de liberar o acesso gratuito ao conteúdo foi uma ação muito bem pensada. Uma estratégia de negócios que leva em conta não apenas o amadurecimento do mercado de publicidade online lá fora, mas também se preocupa em incentivar as equipes de TI na abertura de "seus conteúdos" e em otimizar o site para indexação no Google e afins.

Fonte: Tiago Dório Weblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário