segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Site lista 127 mil carros que aparecem em filmes do cinema

Banco de dados reúne fotos de veículos que aparecem nas produções. Carros brasileiros também aparecem na lista.



O Batmóvel, a perua do Scooby Doo, os veículos coloridos da animação “Carros”, e o fusquinha Herbie, são alguns dos astros de quatro rodas que se consagraram no cinema e na televisão. Estes carros, (quase) todo mundo conhece. Mas você sabia, por exemplo, que no começo do filme brasileiro “Cidade de Deus”, aparece um velho DKW-Vemag Belcar 1000 passeando pela área onde seria erguida a favela? E que Fernanda Montenegro pede carona em um caminhão Ford F-4000 em “Central do Brasil”?

Todas estas informações, com fotos das cenas onde aparecem não apenas os carros-estrelas dos filmes, mas também aqueles veículos que fazem mera figuração ou aparecem apenas como parte do cenário, com nome e ano de fabricação dos mesmos, estão disponíveis no site International Movie Cars Database (IMCDb), ou seja, “banco de dados de carros do cinema mundial”
http://www.imcdb.org/

O site já cadastrou 9,3 mil obras, entre filmes de cinema, filmes feitos para a tevê, minisséries, animações e documentários. Ao todo, 127 mil carros foram encontrados, sendo 5 mil veículos desconhecidos dos editores do site e outros 3 mil não identificados. O sistema de busca permite encontrar o carro pelo nome do filme, pelo país de origem e pelo próprio nome do veículo.

"A gente trabalha em um sistema semelhante ao do site Wikipedia, com diversos colaboradores, inclusive do Brasil", explica Antoine Potten, que administra o IMCDb de sua casa em Bruxelas, na Bélgica. "A diferença é que apenas os 47 editores cadastrados podem incluir os carros e os filmes no site." Em entrevista ao G1, Potten diz que não foi o criador do site, mas resolveu aderir ao projeto logo nos primeiros dias, em 2004, "por ser um apaixonado por carros e por filmes que têm veículos em ação", e hoje comanda a edição final do conteúdo.

No ranking de países de origem dos carros, o Brasil aparece em 20° lugar com 163 veículos. Entre eles estão os veículos filmados no documentário “Ônibus 174” (2002) e uma Veraneio que apareceu em “007 contra o Foguete da Morte”, filmado no Rio em 1979. Tem também um Gol 1987 nacional usado em “Batman Returns” (1992).

Entre os filmes de grandes bilheterias, aparece a limusine Lincoln branca que Richard Gere usa para “resgatar” Julia Roberts na cena final de “Uma linda mulher” (1990); o Buick Roadmaster de 1949 que Dustin Hoffman dirige sob a tutela de Tom Cruise em "Rain Man" (1994); o Renault 35CV de 1912 que embarca no “Titanic” (1997) e os supercarros Toyota Supra Turbo, Mazda RX-7, Mitsubishi Eclipse Spyder, Honda S2000 e Dodge Stealth do filme “Velozes e furiosos 2” (2003).

A manutenção do site conta com 47 administradores que recebem informações e fotos de carros nos filmes de diversos colaboradores. Os fãs de carro e cinema também podem comentar cada carro ou cena exibida. Apesar da extensa lista de carros cadastrados, os administradores do IMCDb salientam: “Este site nunca vai estar completo. São milhares de filmes e é impossível listar todos. Procuramos incluir o mais número de informações possível.”

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário