terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Nova função do Ask.com oferece privacidade nas buscas

AskEraser apaga os dados sobre as buscas feitas pelo internauta. Objetivo do serviço é aumentar privacidade dos usuários da internet.

O site de buscas Ask.com passou a oferecer um recurso com o qual os usuários poderão apagar os dados acumulados sobre suas buscas no serviço, em um esforço por reforçar a privacidade dos internautas.

A função está ligada ao link AskEraser, disponível na página inicial do buscador e de todas as páginas de resultados de buscas, com uma indicação clara de que o recurso está "ligado" ou "desligado" quando um usuário faz uma busca.

"Nós tomamos medidas significativas para proteger quaisquer dados armazenados em nossos servidores, mas para os usuários que desejem tomar precauções adicionais, o AskEraser permite que eles eliminem a questão completamente de suas preocupações", disse Jim Lanzone, presidente-executivo da Ask.com, em entrevista no evento de lançamento, nesta terça-feira (11).

Quando ativado, o AskEraser apaga todos os termos de busca subseqüentes e as informações a eles relacionadas, ligadas a "cookies" armazenados nas máquinas dos usuários, que identificam seus computadores para fins de informação.

Privacidade
No começo do ano, Ask.com anunciou uma reformulação em sua política de retenção de dados, com o objetivo de separar as informações sobre as buscas realizadas por uma pessoa dos dados que a identificam na internet em prazo de 18 meses. A empresa é parte do conglomerado de Internet IAC/InterActiveCorp.

A oportunidade de preservar espaços privados na web está se tornando mais importante, à medida que a internet se incorpora de maneira ainda mais profunda à vida dos internautas e que sites e anunciantes procuram informações sobre o comportamento dos consumidores a fim de lhes enviar mensagens direcionadas.

A Ask.com está trabalhando em seus produtos para aproveitar melhor os padrões de uso da web, de maneira anônima, a fim de melhorar os resultados de buscas que é capaz de oferecer. "Para acompanhar esse avanço, queremos oferecer às pessoas a opção de não participar caso não desejem”, disseLanzone.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário