quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Machado de Assis 2008

Em 2008, o Brasil lembra os cem anos da morte de Machado de Assis. Como parte da homenagem ao escritor, a Fundação Casa de Rui Barbosa promoverá um ciclo de palestras e lança site, concebido e construído por uma equipe de pesquisadora, técnico em informática e bolsistas de iniciação científica da instituição.

A pesquisadora Marta de Senna teve a idéia de criar uma obra de referência em que fosse fácil para o leitor de hoje encontrar informação sobre as inúmeras alusões que Machado de Assis faz, em seus romances e contos, a outros autores, à Bíblia, a personagens históricas, à mitologia, a diferentes tradições culturais. Com a evolução do projeto, percebeu que somente um site na Internet poderia dar conta do grande universo de informações e, ao mesmo tempo, ser dinâmico o suficiente para ser constantemente corrigido e aperfeiçoado.

No www.machadodeassis.net, o internauta encontra, além do banco de dados propriamente dito, uma biografia resumida do escritor, uma bibliografia básica, com cerca de 30 títulos de livros e, num futuro breve, uma revista eletrônica com artigos relevantes sobre o autor. Faça uma visita!

Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário