O site da Biblioteca Nacional, www.bn.br, teve, ao longo de 2007, média mensal de um milhão de acessos. Lá, em dez mil itens, estão disponíveis cerca de um milhão de imagens, como a raríssima ´´Bíblia de Mogúncia``, o primeiro documento impresso no mundo, em 1462, por Johann Gutemberg ; a ´´Arte da Gramática``, da língua tupi, do padre José de Anchieta, ´´Os Lusíadas``, de Luís de Camões, e centenas de obras em domínio público.
Podem ser acessados também 1.500 mapas raros dos séculos XVI ao XVIII, 42 álbuns com cerca de 1.200 fotografias pertencentes à ´´Collecção D. Thereza Christina Maria``, doada por D. Pedro 2º e documentos como a partitura original de ´´O Guarani``, de Carlos Gomes, além de quatro mil discos de 78 rotações do século passado com várias músicas da Era do Rádio (até a década de 60).
A digitalização do acervo é permanente, sobretudo para preservar o setor de obras raras (60 mil peças). A BN tem 9 milhões de itens (2 milhões em livros) e é a oitava do mundo. Autor: Raquel Ferreira
Fonte: Gazeta Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário