quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Machado de Assis terá edição digital no centenário de morte

No ano do centenário de sua morte, Machado de Assis será homenageado com a publicação de uma edição especial de suas obras em formato digital. Preparada pela equipe do Portal Domínio Público, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina, a edição contará com 42 títulos da obra machadiana e poderá ser baixada gratuitamente pela internet. O lançamento está previsto para o dia 29 de setembro, data do centenário de falecimento do escritor.

Obras estão previstas na composição da edição digital. Além de Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, o especial Machado de Assis contará também com livros dos mais diversos gêneros literários explorados pelo autor: crônicas, contos, poesias, romances e críticas.

Segundo o coordenador do Portal Domínio Público, Marco Antônio Rodrigues, o objetivo é digitalizar as melhores edições críticas disponíveis.

- Queremos fazer com que esta edição se torne uma referência em termos de reprodução de obras machadianas em formato digital - explicou.

Ele ressaltou que, apesar de já estarem disponíveis no portal 322 arquivos do escritor, não há ainda uma coleção organizada em volumes, que obedeça a critérios explícitos e que disponha de uma preparação didática.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário