quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Web indexa revista sobre peçonhentos do Cevap

A revista eletrônica The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, publicada pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos [CEVAP], unidade complementar instalada em Botucatu, é a mais nova publicação brasileira indexada no Web of Science – Science Citation Index Expanded do ISI [Institute for Scientific Information], publicado pela Thomson Scientific dos Estados Unidos. Atualmente, apenas 29 revistas científicas brasileiras integram essa base de dados.

“Foi com muito orgulho que recebemos o anúncio da indexação definitiva da revista em uma das mais importantes indexações do mundo, o que permitirá a avaliação do fator de impacto, ou seja, o número de citações dos artigos científicos publicados. Teremos ainda a oportunidade de pleitear junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o nível Qualis A Internacional de classificação que concede maior pontuação aos autores”, afirmou Benedito Barraviera.

The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases foi a primeira publicação científica eletrônica lançada no Brasil, em 1995. Até 1999 foi distribuída em disquetes. De 2000 a 2002, passou a ser editada em CD-Rom e a partir de 2003 ficou disponível totalmente na Internet, no site www.jvat.org.br


Escrita em inglês, a publicação tem quatro edições anuais que abordam temas sobre animais peçonhentos como aranhas, cobras e escorpiões, doenças tropicais, venenos e toxinas bem com seus produtos e derivados. “Uma das principais características da publicação é a sua interdisciplinaridade”, observa Barraviera.

“A indexação pela Web of Science é um indicador de elevado status da publicação e aumenta a visibilidade da publicação que, a partir de agora, poderá ter seus artigos recuperados por meio desta poderosa base de dados”, explica Margaret Alves Antunes, coordenadora-geral das Bibliotecas da UNESP, a CGB. Ela lembra que entre os critérios utilizados para esse tipo de indexação estão a periodicidade, a qualidade dos artigos e a do corpo editorial, informou a assessoria da Unesp.


Fonte: Entrelinhas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário