sexta-feira, 7 de março de 2008

UE cria acesso on-line a mapa genético

A União Europeia acaba de lançar o projecto Genotype-To-Phenotype Databases (GEN2PHEN), que visa reunir e disponibilizar informação genética, vital para a saúde das pessoas e para entender os processos de doenças, num único portal integrado de catálogos de variações genéticas.

«As tecnologias para a exploração das variações genéticas em desordens comuns como os diabetes, obesidade e estados auto-imunes, têm sido concebidas apenas nos últimos anos, com uma ampla ampliação só agora a acontecer. Um conjunto de observações de investigação importantes, valiosas e excitantes estão agora a chegar e, no entanto, não existe um sistema na Internet preparado para receber, armazenar e combinar estes dados, tornando-os disponíveis para os investigadores e médicos avaliar e explorar» os novos dados, explica Anthony Brookes, professor da University of Leicester, no Reino Unido, e coordenador do projecto, noticiado pelo eHealthNews.

O projecto pretende criar a maior colecção internacional electrónica e utilizar os dados para mostrar como as sequências de genes contribuem para diferenças inter-individuais na doença, reacção a medicamentos e outras características essenciais para prognósticos, diagnósticos e tratamentos futuros.

Com esse efeito, o GEN2PHEN vai construir um portal designado «GEN2PHEN Knowledge Centre», além de componentes para a base de dados, ferramentas e tecnologias que ajudarão os dados a ser integrados e disponibilizados apropriadamente para analise através da Internet.
Esta iniciativa europeia vai custar cerca de 12 milhões de euros e envolver 17 institutos de investigação europeus, um da Índia e outro da África do Sul.

Fonte: Igov Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário