quarta-feira, 2 de abril de 2008

Portais Vinculados ao Open Access

Entre as plataformas Open Access já plenamente consolidadas na Internet, que contam com um reconhecido prestígio e facilitam o acesso livre e gratuito e permanente de texto completo, poderiam ser citadas:

Access to Global Online Research in Agriculture - AGORA (www.aginternetwork.org/es/): desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) junto a patrocinadores privados, dá acesso de modo destacado a coleções bibliográficas digitais nos campos da alimentação, agricultura, ciências do meio ambiente e ciências sociais. Dá acesso a 918 publicações para instituições em 107 países em vias de desenvolvimento.

Bioline International (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.bioline.org.br/): serviço de acesso aberto a publicações científicas, revisadas por pares, produzidas em países em vias de desenvolvimento cujo objetivo é facilitar um acesso sustentável e promover o aumento da qualidade. Os principais responsáveis são o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), Open Society Institute e a Universidade de Toronto.

BioMed Central (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.biomedcentral.com/): casa editorial independente, do Reino Unido, orientada para proporcionar o acesso livre e imediato à pesquisa biomédica de qualidade e revisada por pares. Permite o acesso a mais de 140 revistas sobre ciências da saúde.

Directory of Open Access Journals – DOAJ (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.doaj.org/): concebida pela Lund University Libraries da Suécia. Diretório de revistas de livre acesso, dispõe de textos completos que cobrem publicações de âmbito científico e acadêmico, controlando a qualidade do que é publicado. Atualmente contém 2.009 revistas.

Documents in Information Science – DoIS (wotan.liu.edu/dois/): serviço para localizar e baixar documentos de pesquisa sobre o campo das ciências da informação. É uma base de dados de artigos e conferências publicadas em formato eletrônico na área da biblioteca e da informação. Consiste em um esforço voluntário, com a finalidade de dispor de um recurso
bibliográfico de acesso livre aos textos científicos especializados em ciências da informação.

Eprints in Library and Information Science - E-LIS (eprints.rclis.org/): depósito de documentos especializados em biblioteconomia e ciências da informação. Promovido pelo Ministério Espanhol da Cultura e hospedado nos servidores do Consorzio Interuniversitario Lombardo per Elaborazione Automática (CILEA). É o primeiro e-servidor temático internacional sobre documentação científica.

Health InterNetwork Access to Research Initiative - HINARI (www.who.int/hinari/es/): estabelecido pela OMS junto com as maiores casas editoriais, facilita o acesso a uma das mais extensas coleções de literatura biomédica e de saúde aos países em desenvolvimento.
Mais de 3.070 revistas estão disponíveis para instituições de saúde em 113 países.

Latindex (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.latindex.org/): sistema regional de informação on line para revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Conta com mais de 3.000 revistas da área das ciências médicas. É produto da cooperação de uma rede de instituições que funcionam de maneira coordenada para reunir e disseminar informação bibliográfica sobre as publicações
científicas seriadas produzidas na região.

Los Alamos Preprint Archive - arXiv (arxiv.org/): serviço de livre acesso e consulta nos seguintes campos: física, matemática, informática e biologia quantitativa. O conteúdo do arXiv está de acordo com os padrões acadêmicos da Universidade de Cornell, de Nova York.
Propriedade, manutenção e financiamento por parte desta Universidade e co-financiado pela National Science Foundation.

Online Access to Research in the Environment – OARE (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.oaresciences.org/es/): é uma aliança público privada sob os auspícios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Universidade de Yale e destacadas casas editoriais científicas e tecnológicas, que permite aos países em desenvolvimento acessarem, de forma gratuita, uma das coleções mais vastas de literatura sobre ciências ambientais do mundo.

Open Access Repositories – OpenDOAR (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.opendoar.org/index.html): diretório de armazenamento acadêmico com acesso aberto. Cada depósito do OpenDOAR foi visitado pelo pessoal do projeto para comprovar a informação que se registra. É desenvolvido e mantido pela Universidade de Nottingham.

Public Library of Science - PloS (www.plos.org/): organização não lucrativa composta por cientistas e médicos comprometidos em fazer da literatura a difusão da pesquisa na economia. O fundamento do projeto é constituído por uma base de dados descentralizada dos trabalhos originais, artigos de revistas e de componentes informáticos (software). Todo o material da RePEc está livremente disponível de forma permanente e gratuita. Não contém artigos de texto completo, apenas proporciona vínculos (links) aos documentos acessíveis na rede por parte de outras instituições e de particulares.

Scientific Electronic Library Online – SciELO (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.scielo.org/index.php?lang=es): obra do Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, da Organização Pan-americana de Saúde, Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPS/ OMS). O principal objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, aumentando a difusão da produção científica nacional, melhorando e ampliando os meios de publicação e avaliação de seus
resultados.

SciELO España (scielo.isciii.es/scielo.php/lng_es): desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Ciências da Saúde do Instituto de Saúde Carlos III de Madri. O SciELO Espanha é uma biblioteca virtual formada por uma coleção de revistas científicas espanholas de ciências da saúde, selecionadas de acordo com certos critérios de qualidade preestabelecidos.

The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition – SPARC (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.arl.org/sparc/): aliança entre universidades, bibliotecas, pesquisa e organizações acadêmicas. A coalizão é uma iniciativa da Associação das Bibliotecas de Pesquisa Norte-americanas (Association of Research Libraries in North America - ARL). Foi criada em 1997 para ser uma resposta construtiva às disfunções do mercado no sistema de comunicação do âmbito acadêmico.

SPARC Europe (http://br.f555.mail.yahoo.com/ym/www.sparceurope.org/): cópia da Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) no âmbito europeu. As universidades espanholas presentes são: Universidade de Las Palmas, da Grã Canária, e Universitat Politécnica de Catalunya.


Fonte:
SANZ VALERO, Javier; CABO, Jorge Veiga de; CASTIEL, Luiz David. A iniciativa Open Access no acesso à informação técnico-científica nas Ciências da Saúde. Pesquisa Brasileira em Ciências da Informação e Biblioteconomia, v. 2, n. 2, 2007. Disponível em: <http://www.ibict.br/pbcib/viewarticle.php?id=650>. Acesso em: 02 de Abril de 2008.

"A Grande coisa neste mundo não é tanto onde estamos, mas em que direção estamos nos movendo" Oliver Wendell Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário