segunda-feira, 12 de maio de 2008

Empresa cria busca semântica para Wikipedia

A Powerset revelou nova ferramenta de busca para a Wikipedia.

A busca usa frases convencionais em lugar de termos de busca, o que marca o primeiro passo em seu desafio a serviços de busca na web estabelecidos, como o Google.

A tecnologia da Powerset classifica o significado de palavras e sentenças na forma de conceitos relacionados, liberando os usuários da necessidade de saber que termos exatos desejam encontrar.

A empresa iniciante do Vale do Silício vem sendo observada com atenção e vai oferecer uma maneira de realizar buscas entre os milhões de verbetes da enciclopédia online Wikipedia, o que ajudaria os usuários a encontrar respostas detalhadas a perguntas e não links isolados que tornam novas buscas necessárias.

Por exemplo, um usuário que deseje saber quantas mulheres teve o rei inglês Henrique 8 (seis, ou duas, a depender de sua definição de casamento) pode encontrar uma resposta via serviço Powerset em http://tinyurl.com/5qpcr9/ .

A Powerset quer saltar por sobre a geração atual de serviços que dependem de termos de buscas, como os do Google, Yahoo, Microsoft e o Ask.com, da IAC InterActiveCorp.

"A Wikipedia está se tornando um microcosmo das partes mais úteis da Internet", disse Greg Sterling, analista de Internet da Sterling Market Intelligence. "Isso oferece uma ferramenta poderosa para encontrar o que você esteja procurando nesse subconjunto da Web."

Embora ainda muito distante de permitir que usuários realizem buscas na Web como um todo, a Powerset está usando a Wikipedia para demonstrar de que maneira sua tecnologia pode ser usada para buscar grande número de sites por meio de frases ou perguntas formuladas da maneira convencional.

Com o tempo, ela pretende formar parceria com outros sites de alta qualidade nos quais a informação possa ser organizada em forma de pergunta e resposta, de maneira a se enquadrar as técnicas de busca que desenvolveu.
Os exemplos podem incluir informações financeiras, pedidos de patentes, o CIA Factbook ou clones inspirados pela Wikipedia, disseram dirigentes da empresa.


Fonte: Info Online

"Não podemos conhecer nada de exterior a nós superando nós mesmos (...) o Universo é o espelho em que podemos contemplar apenas o que aprendemos a conhecer em nós" Italo Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário