segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rio terá versão virtual dos museus do Estado

A Secretaria Estadual de Cultura inaugura, na quarta-feira, uma nova forma de visitação dos museus do Estado: o tour virtual. Um panorama das 70 mil obras catalogadas pertencentes ao acervo das nove instituições de preservação e divulgação de arte e história administradas pelo governo do Estado, entre as quais o museu Carmem Miranda, do Primeiro Reinado, dos Esportes, estará disponível para consulta pública pela internet a partir do início do mês que vem.

O site incluirá fotografias e reproduções digitais de obras de arte e documentos históricos e todas as informações referentes a cada peça. Mais que permitir o acesso a pinturas, esculturas, mobiliário de época e a uma série de outros itens, o novo dispositivo eletrônico permite o controle individual do patrimônio cultural pela equipe técnica e a busca padronizada das informações.

"Nosso acervo é precioso, mas não é tão conhecido como poderia. Com a evolução da tecnologia, é uma forma mais atual de dar visibilidade a este conhecimento", explica Márcia Bibiani, superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura.

O projeto é a primeira etapa da recém-criada Rede de Museus e foi realizada em parceria com o Oi Futuro e durou seis meses. Além da digitalização e catalogação das obras de maneira padronizada em um banco de dados, as instituições receberam modernos equipamentos de informática.

"Com o mesmo instrumento que divulgamos as obras, temos mais maneiras de ajudar na pesquisa e no desenvolvimento de acervo dentro do contexto histórico e social", diz a superintendente.

Fonte: Portal Terra


"Uma vaga nação de tudo, e um conhecimento de nada" Charles Dickens

Nenhum comentário:

Postar um comentário