O serviço levará mais informação e conteúdo a profissionais da área, pesquisadores, estudantes e o público em geral que desejar conhecer inovações e conhecimentos gerados no âmbito das principais universidades brasileiras integradas à BDTD.
Segundo o Ibict, o novo sistema será totalmente orientado pelo Padrão Brasileiro de Metadados de Teses e Dissertações (MTD2-Br), cujas mudanças foram apresentadas e aprovadas na última reunião do Comitê Técnico-Consultivo da BDTD.
Alterações significativas no modelo e no sistema foram feitas com a incorporação dos dados de teses e dissertações à BDTD, por meio da coleta automática de metadados (harvesting) e em total compatibilidade, tanto em forma como em conteúdo, com o padrão MTD2-Br.
Além das funcionalidades tradicionais de acesso integrado aos conteúdos de teses e dissertações defendidas no Brasil e por brasileiros no exterior, o novo portal permite maior interação com os seus usuários mediante a disponibilização de novos produtos: estante digital, serviço de alerta, gerenciador de repositórios e indicadores de produção e de pesquisa.
Algumas instituições estarão, inicialmente, ausentes do novo portal, por estarem adaptando suas respectivas bibliotecas digitais de teses e dissertações ao padrão MTD2-Br.
O Ibict destaca que o portal original e o novo estarão simultaneamente ativos durante o processo de adequação, que deverá ser concluído até janeiro de 2009.
Mais informações: www.ibict.br
Fonte: Agência Fapesp
"De todas as paixões, o medo é aquela que mais debilita o bom senso"
Jean Retz
Nenhum comentário:
Postar um comentário