terça-feira, 8 de julho de 2008

Taiwan ultrapassa Brasil em produção científica

O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães, disse ontem que Taiwan tirou do Brasil o 15º lugar no ranking da produção científica mundial em 2007, segundo um dos índices de aferição baseados no número de artigos publicados em revistas especializadas.

A vantagem de Taiwan, segundo Guimarães, se deve ao maior volume de produção científica na área tecnológica, ao lado de outros países asiáticos. "Hoje há praticamente cinco países que disputam a 15ª colocação: Brasil, Taiwan, Suécia, Suíça e Turquia", disse. O presidente da Capes afirmou que, apesar de perderem uma posição no ranking mundial, cientistas brasileiros aumentaram em 4,2% o volume de publicações entre 2006 e 2007.

A Capes usa duas fontes para apurar a produção científica. Uma é a Scopus, cujos números foram antecipados pela Folha na sexta-feira passada. Segundo essa fonte, o Brasil apresentou queda na publicação de artigos em 2007, mas manteve o 15º lugar no ranking mundial.

China é líder
A outra fonte é o ISI (Instituto para Informação Científica), que aponta aumento na publicação de artigos, mas queda no ranking. A primeira base de dados é mais extensa, mas cobre um período menor de tempo do que a segunda, sobre a qual Guimarães falou ontem.

De acordo com o ISI, o Brasil publicou 17.627 artigos em revistas especializadas em 2007. Taiwan publicou 17.914. Na comparação dos últimos dois triênios (de 2002 a 2004 e de 2005 a 2007), a China apresentou o maior percentual de crescimento (72,5%), seguida de outros três países (Turquia, Irlanda e Taiwan) antes do Brasil, que conseguiu aumentar em 34,5% o seu ritmo de publicação de artigos.

A Capes vai premiar cientistas nesta semana numa parceria com a editora holandesa Elsevier, que administra a base de dados Scopus.

Fonte: Folha Online


"O belo é o esplendor da ordem"
Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário