O projecto, cujos custos são suportados na totalidade pela Google, vai juntar à biblioteca digital que a empresa vem criando desde 2006 600 obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, muitas delas escritas por professores e editadas pela própria biblioteca, no período em que funcionou como editora.
De acordo com o Público, que avança a notícia, os textos incluídos nos 600 documentos deverão estar em breve pesquisáveis no site do projecto, que enfrentou várias críticas de editoras e associações de direitos de autor, que consideravam esta disponibilização online uma forma de violar direitos.
A Google adaptou o projecto, garantindo uma maior defesa de críticas e enquadramento legal. As obras que não estão no domínio público só são publicadas em excertos. Por outro lado, só são publicadas na íntegra as obras do domínio público. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra gere mais de um milhão de volumes e não esconde a intenção de fazer avançar o projecto para um número maior de obras, com a Google ou com outra empresa que aceite a parceria, disse um responsável da instituição ao Público. Uma das possibilidades seria a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina com cerca de 200 mil obras datadas dos séculos XVI a XIX.
Fonte: Tek Portugal
"A paciência é a arte de esperar" Luc de Clapiers Vauvenargues
Nenhum comentário:
Postar um comentário