segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Site experimental da biblioteca digital Europeana estará disponível em Novembro

A diversidade cultural europeia aberta e acessível a todos através de uma biblioteca digital online é a proposta do mega-projecto Europeana, que promete disponibilizar 2 milhões de obras digitalizadas. O projecto europeu – que contará no seu acervo digital com livros, pinturas, fotografia, música e filmes - deverá tornar-se real já neste Outono.

Até ao momento estão disponíveis online no site da Biblioteca Britânica obras famosas como a Bíblia de Gutenberg – o primeiro livro impresso – ou as vozes da cantora de ópera Maria Callas e do cantor belga Jacques Brel no Instituto Nacional de Audiovisual, em França.

Contudo, a Comissão Europeia, que iniciou o plano em Julho de 2007, quer acelerar o número de obras culturais digitalizadas a disponibilizar ao grande público na Internet.

A comissária europeia Viviane Reding, responsável pelas Telecomunicações, Sociedade e Media, espera que a biblioteca esteja disponível "antes do final do ano", segundo o comunicado oficial divulgado ontem.

O objectivo é que "um estudante checo possa consultar as obras da biblioteca britânica sem ter de ir a Londres, tal como um apreciador de arte irlandês possa admirar a Gioconda sem ter de esperar nas filas intermináveis do Louvre", sublinhou a comissária.

Bruxelas espera contar em 2009/2010 com cerca de 120 milhões de euros para melhorar a acessibilidade do património cultural europeu.

Apenas cerca de 1 por cento dos arquivos de biblioteca europeias estão disponíveis, segundo dados da Comissão que deseja acelerar este desenvolvimento e alargá-lo a colecções de museus (quadros, entre outros).

Bruxelas lança o apelo aos países da UE para criar parcerias com sector privado para acelerar a digitalização das obras. Sublinha ainda a importância de definir normas comuns para que todas as bases de dados sejam compatíveis com a biblioteca europeia, e agilizar a resolução de problemas relacionados com os direitos de autor.

Fonte: Jornal Público - Portugal

"Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade"
Jean de La Bruyère

Nenhum comentário:

Postar um comentário