quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Acompanhe viagens literárias on-line

Ler é uma viagem, já diriam entusiastas da literatura ou campanhas de incentivo aos livros. Cada leitor, com seu jeito particular de assimilar as linhas, transforma as palavras escritas no papel em imaginação, percorrendo um caminho particular para as aventuras inventadas pelos escritores.

Para tirar as viagens do plano da imaginação e apresentá-las de forma geográfica, a Good Magazine criou o Wanderlust, um mapa que retrata os longos caminhos -tanto factuais quanto ficcionais- percorridos por grandes expoentes da literatura de aventura.

De Júlio Verne, com seu "A Volta ao Mundo em 80 Dias", a Jack Kerouak, com o cultuado "Pé na Estrada", passando pelos desbravamentos de Cristóvão Colombo em 1492, o site tem 23 gráficos interativos, feitos em Flash, que permitem ao leitor compreender geograficamente as trajetórias.
Em texto que acompanha os gráficos, a Good Magazine define o espírito do projeto: "As jornadas deixaram marcas indeléveis em nossos mapas coletivos e são infinitas fontes de fascinação". Por isso, nada melhor do que explorá-las.Os mapas foram criados pelo designer e ilustrador Graham Yves Roberts, que é editor gráfico do "New York Times".

Embarque
Para dar início à viagem, acesse awesome.goodmagazine.com/features/011/Wanderlust.
Clicando em Electric Kool-Aid Acid Test, o internauta percorre o caminho que o escritor Tom Wolfe, um dos expoentes do New Journalism, fez em 1968 pelos EUA em busca da transcendência -por meio do uso de drogas, como o ácido, como o título indica.

Clique em Explore para começar. A viagem começa com uma foto. Clicando em Next, há contextualização sobre a situação política da época. Em seguida, aparecem mais trechos, como a chegada do escritor a Nova York, onde se juntou ao poeta Allen Gingsberg e ao já citado Kerouak. Depois, aparece o encontro com Timothy Leary, pesquisador que ficou conhecido como "pai do LSD".Em uma viagem mais tradicional, o internauta acompanha a rota da seda, entre Europa e Ásia, que permitiu a troca de bens de consumo, mas, também, de idéias e cultura, como diz o texto da Good.

"A rota da seda produziu uma ampla troca de idéias e cultura. Tudo, de religião a medicina, passando por arte, aconteceu por essas rotas", diz o texto.Outro gráfico interessante de explorar é o da circunavegação de Amelia Earhat, pioneira na aviação dos Estados Unidos que desapareceu quando tentava dar uma volta ao redor do globo terrestre nos anos 1930.

Em carta deixada para o marido, ela escreveu: "Por favor, saiba que estou ciente dos perigos. Quero fazer isso porque quero fazer isso. As mulheres têm que tentar fazer as coisas do mesmo jeito que os homens tentaram. Quando eles falham, o seu fracasso deve ser um desafio para os outros".

Fonte: Folha Informática



"Todos julgam segundo a aparência, ninguém segundo a essência"
Friedrich Schiller

Nenhum comentário:

Postar um comentário