quarta-feira, 1 de outubro de 2008

De Shakespeare a Guimarães Rosa, de graça

Clássicos do Brasil e em outras línguas estão disponíveis na internet

Pense em uma biblioteca com mais de 91 mil volumes na sua casa. Imagine quanto espaço ela ocuparia e as cifras que consumiria para adquirir livros e mantê-los. Na internet, bastam alguns cliques para entrar no portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/) que oferece a qualquer pessoa obras brasileiras e clássicos universais gratuitamente.Pelo site é possível ler, copiar, salvar e imprimir partes das obras ou livros inteiros. No leque de opções, há clássicos da literatura brasileira como Machado de Assis e Guimarães Rosa e obras de escritores estrangeiros, como Dante Alighieri, William Shakespeare e René Descartes, nas versões originais ou em traduções. Outros formatos de arquivo também estão disponíveis, como imagens, sons e vídeos. É possível encontrar desde sinfonias de Mozart até quadros de Leonardo da Vinci. Vídeos digitalizados da TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) também são oferecidos ao internauta. Há vídeos que apresentam os escritores Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis e Mário de Andrade. O acervo é composto por obras de domínio público, cujos autores já morreram há mais de 70 anos e, portanto, constituem patrimônio cultural brasileiro e universal. O portal também recebe material de autores que disponibilizam gratuitamente os seus trabalhos. Os inéditos são licenciados pelo Creative Commons, que define os direitos autorais destas obras – baixar do site e comercializá-las configura crime.

O portal foi inaugurado em novembro de 2004, inicialmente com 500 obras. A iniciativa, do Ministério da Educação (MEC), foi toda desenvolvida em software livre (os programas utilizados estão disponíveis para download gratuitamente). Para aumentar o acervo, o portal conta com colaborações dos visitantes que enviam as obras em formato de texto ou PDF. No mês passado, 4 mil obras novas foram incluídas na coleção.

Desde o ano passado, circula pela internet um e-mail informando que o site Domínio Público seria retirado do ar por falta de usuários. Não é verdade. A quantidade de acessos não pára de crescer: apenas em agosto houve mais de 700 mil visitas registradas e, desde a inauguração, o portal recebeu quase 12 milhões de acessos e ofereceu mais de 14 milhões de obras para download. A coordenação do Domínio Público afirmou que jamais considerou a possibilidade da extinção da biblioteca e garante que o e-mail acabou sendo uma maneira de obter de divulgação para o site, apesar de não haver informação sobre a origem da mensagem.

Biblioteca Nacional
Outra biblioteca pública disponível na internet é a Nacional Digital (http://www.bn.br/bndigital). Entre as obras disponíveis, há duas divisões principais: os tesouros e as coleções. Os tesouros são trabalhos que anteriormente tinham acesso restrito a pesquisadores e ficam guardadas nos cofres da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. São suas seções de tesouros: os manuscritos e as obras raras. Entre as coleções, estão disponíveis os anais da biblioteca, periódicos raros, músicas, quadros, gravuras e estátuas. Não há dados disponíveis sobre o acervo.

UFU
A Universidade Federal de Uberlândia oferece na web duas bibliotecas. A de Teses e Dissertações (http://www.bdtd.ufu.br/) tem como objetivo divulgar os resultados da produção acadêmica produzida pela universidade. Segundo a coordenação de bibliotecas, as vantagens de manter online a coleção é que ela permite o compartilhamento da produção intelectual e contribui para coibir o plágio por meio da difusão de resultados de pesquisa. A implantação começou em setembro de 2005 e estão disponíveis 1,1 mil textos para pesquisa. A Biblioteca Digital de Peças Teatrais (http://www.bdteatro.ufu.br/) reúne o banco de textos Sandro Polloni, parte do acervo da Biblioteca Central da UFU. Ela preserva e armazena as 991 peças do banco em formato eletrônico e disponibiliza-os para qualquer pessoa pela internet. Entre as obras, apenas 20 são de domínio público. Para a montagem cênica dos textos restantes é necessária a autorização da Sociedade Brasileira de Autores – SBAT.

A onda da leitura digital A Amazon.com, maior loja virtual do mundo, lançou em 2007 um portátil que revolucionou a maneira de os americanos comprarem livros. O Kindle é um aparelho específico para e-books (livros virtuais) e oferece funções como fazer download diretamente do site, por wireless (rede sem fio, sem necessidade do computador para isso) e a leitura de jornais, revistas e blogs. No acervo da Amazon está disponível para compra mais de 180 mil títulos que podem ser baixados em menos de um minuto cada um.A tela tem alta resolução, mas não emite luz - foi criada especialmente para substituir os livros impressos. O aparelho mede 19 cm e pesa quase 300 gramas. A bateria dura até quase uma semana sem a conectividade, sem fio ligado e a recarga pode ser feita em apenas duas horas. Os botões de navegação permitem que você avance e volte as páginas. O teclado serve para comprar livros, fazer buscas e criar notas.

BIBLIOTECA DOMINIO PÚBLICO
- COMO BAIXAR
. Entre no site http://www.dominiopublico.gov.br/ e digite no campo pesquisar a obra desejada. São oferecidos livros, sons, imagens e vídeos. . Quando encontrar o título desejado, clique no nome da obra para abrir o arquivo. É possível salvá-lo no computador ou imprimi-lo (em partes ou na íntegra)

- COMO COLABORAR . Envie o arquivo (no formato .txt ou .pdf), juntamente com dados cadastrais (nome completo, CPF, telefone) e com os dados bibliográficos da obra digitalizada (autor, título, editora, local e ano da edição e número ISBN), para o e-mail dominio@mec.gov.br

- ESTATÍSTICAS
. AcervoImagens 2.391.118 Sons 1.624.772 Textos 9.513.034 Vídeos 1.332.152
. 11.961.020 visitas de novembro/2004 a agosto/2008
- TOP 10
Confira os livros mais procurados

TÍTULO – AUTOR ACESSOS
A Divina Comédia - Dante Alighieri 577.841 Poemas de Fernando Pessoa - Fernando Pessoa 195.083 A borboleta azul - Lenira Almeida Heck 181.477 A Comédia dos Erros - William Shakespeare 181.071 Romeu e Julieta - William Shakespeare 141.210 Mensagem - Fernando Pessoa 128.760 A Bruxa e o Caldeirão - José Leon Machado 123.966 O peixinho e o gato - Lenira Almeida Heck 121.663 Dom Casmurro - Machado de Assis 108.051 Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare 91.935

* Confira outra matéria sobre o assunto
* Veja os dez livros mais baixados pelo site

1 -A Divina Comédia, Dante Alighieri
A Divina Comédia é uma das maiores obras da literatura universal. Nela, Dante, homem de muitos talentos e de vasto saber, a um só tempo, escreveu sobre as misérias e grandezas do Homem.Esta tradução integra do texto de A Divina Comédia, em prosa moderna, que reproduz fielmente o original italiano

2- Poemas de Fernando Pessoa, Fernando Pessoa
A Global Editora Reuniu Nesta Colecao 30 Classicos da Poesia Brasileira e Portuguesa. dos Poetas Quinhentistas e Seiscentistas, Como Luis vaz de Camoes e Gregorio de Matos, a Expoentes da Literatura Atual. Enfim, Nomes Consagrados em Coletaneas Ineditas. 3- A borboleta azul, Lenira Almeida Heck

4- A Comédia dos Erros, William Shakespeare
A comédia dos erros é considerada pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estréia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594. Os erros a que se refere o título são enganos provocados pelas pessoas que conversam alternadamente com um gêmeo e o outro, sendo um residente de Éfeso, onde se passa a ação, e o outro, estrangeiro. Os gêmeos são idênticos e têm ambos o mesmo nome: Antífolo. As confusões multiplicam-se, assim como a comicidade da trama, porque há mais um par de gêmeos idênticos em cena, os irmãos que atende pelo nome de Drômio.5- Romeu e Julieta William Shakespeare
A obra dramática de Shakespeare funde uma visão poética e refinada a um forte caráter popular, no qual os assassinos, as violações, os incestos e as traições são ingredientes. A história foi baseada em fatos reais, ocorridos na Itália medieval. Na literatura universal, nenhuma outra história de amor teve o mesmo sucesso que a dos amantes de Verona.

6-Mensagem Fernando Pessoa- Fernando PessoaÚnico título publicado em português por Fernando Pessoa em vida, Mensagem é um dos poemas mais importantes do século XX, Cada um dos 44 poemas escritos ao longo da vida podem ser lidos independentemente ou em conjunto. O conjunto, considerado um único poema, foi dividido pelo autor em três partes: Brasão, Mar português e O Encoberto

7-A Bruxa e o Caldeirão-José Leon Machado

8-O peixinho e o gato- Lenira Almeida Heck
Esta história levará as crianças e os adultos a navegarem pelas ondas da imaginaçâo, numa aventura emocionante, que comença no fundo do mar e culmina com a luta pela vida entre o bravo peixinho Vermelho, capturado por uma rede de pescador, e o seu rival, o terrível Sr. Gato.

9- Dom Casmurro- Machado de Assis
A história se passa no Rio de Janeiro do Segundo Império, e conta a trajetória de Bentinho e Capitu. É um romance narrado em primeira pessoa por Bentinho, o que permite manter questões sem elucidação até o final, já que a história conta apenas com a perspectiva subjetiva de Bentinho.

10- Sonho de Uma Noite de Verão-William Shakespeare
Sonho de uma noite de verão é a peça cômica mais conhecida de Shakespeare. Conta a história da jovem Hérmia, que ama Lisandro. Acontece que ela foi prometida em casamento para Demétrio.

Leitura em excesso pode ser prejudicial aos olhos
O prazer da leitura é indiscutível, mas, cuidado ficar horas lendo um livro pode causar uma doença ocular muito comum: a Síndrome do Olho Seco. O termo Olho Seco descreve um grupo de várias doenças que ocorrem devido à lubrificação inadequada do olho. Muitas pessoas sofrem com a síndrome, porém o diagnóstico é facilmente confundido com outras condições, como infecções ou alergias oculares.

Confira o vídeo sobre a Síndrome do Olho Seco em depoimento da oftalmologista Márcia Barbosa da Cunha Lima.

Causas da doença
A principal causa da síndrome está relacionada ao ambiente. Clima seco, fumaça de cigarro, a poluição, lugares fechados, calefação, ar condicionado e monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar a síndrome do olho seco.

Diagnóstico
Há diversos métodos para diagnosticar a doença. O oftalmologista deve medir a produção, a taxa de evaporação e a qualidade das lágrimas, com testes específicos. Coceira, queimação, irritação, olhos vermelhos, visão borrada que melhora ao piscar, lacrimejar em excesso e desconforto após ver TV, ler ou ficar em frente ao computador são os principais sintomas da doença.Saiba como prevenir a Síndrome do Olho Seco em dica, em vídeo, da Dra. Márcia Barbosa da Cunha Lima.

Pesquisa: Valeriana MedradoVideoreportagem: Luciana Rodrigues
Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário