terça-feira, 18 de novembro de 2008

Biblioteca digital do Senado teve mais de cem mil acessos em julho

Passado pouco mais de um ano de sua implantação, a biblioteca digital do Senado já tem muito que comemorar: somente em julho último, recebeu mais de cem mil acessos via site oficial do Senado e outros 25 mil acessos abertos, via Internet. Essas e outras conquistas da Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) estão sendo compartilhadas com as outras 14 bibliotecas digitais existentes no país no XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que começou na segunda-feira (10) na Universidade de São Paulo (USP) e termina nesta sexta-feira (14).

As informações foram dadas pela diretora da Biblioteca Luiz Viana Filho, Simone Bastos Vieira, que fará a palestra Biblioteca Digital do Senado Federal: informação para todos, durante o evento nesta quinta-feira (13).

- O objetivo da biblioteca digital é atender ao Senado, aos senadores, fornecendo-lhes subsídios para o trabalho legislativo, e aos cidadãos - explicou a diretora. Outra meta a ser atingida é formar uma rede de bibliotecas legislativas em âmbito estadual e municipal.

Os produtos oferecidos pela biblioteca digital estão distribuídos em nove itens: produção institucional, direitos do cidadão, acessibilidade, Constituinte nos jornais, notícia de jornal, obras raras, periódicos, publicações externas e produção de senadores. No item produção institucional, destacam-se as produções da consultoria legislativa, num total de 114 publicações, e da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, com 136 títulos.

A diretora explicou que, atendendo ao propósito do Senado de contribuir com a ampliação da cidadania, a biblioteca digital reúne 238 publicações com informações de interesse do cidadão, como as relativas a seus direitos.Entre o material disponível, estão todos os códigos e estatutos que tratam dos direitos do cidadão, inclusive os do consumidor.

Outro produto da biblioteca digital destacado por Simone Bastos é o que se refere à Constituinte. Ao acessá-lo, o usuário tem a possibilidade de ler, na íntegra, todas as edições do Jornal da Constituinte, bem como acompanhar todo o noticiário da mídia sobre qualquer tema debatido pelos constituintes ao longo do período de elaboração da Carta Magna de 1988, o que, na avaliação da diretora, constitui um vasto acervo histórico de grande interesse para pesquisadores, estudiosos e brasileiros em geral.


Fonte: Cristina Vidigal / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário