segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Biblioteca virtual reúne artigos sobre o Programa Bolsa Família


A partir de agora, quem quiser conhecer detalhes sobre o Programa Bolsa Família precisa ter acesso à internet. Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Centro Internacional de Pobreza (IPC) permitiu a criação de um acervo virtual com estudos e pesquisas inscritas na I Mostra Nacional e no I Prêmio Nacional de Estudos sobre o Bolsa Família. A intenção é sistematizar e divulgar o conhecimento produzido a respeito do programa.

Já é possível consultar, pela rede mundial de computadores - acessando a página eletrônica www.undp-povertycentre.org/mds.do - quase 90 obras, mas a proposta é ampliar ainda mais o acervo bibliográfico. Os interessados em incluir sua produção acadêmica devem enviar o artigo para o endereço eletrônico premiomds@undp-povertycentre.org. É preciso fornecer informações completas sobre o autor(a), título, palavra-chave, resumo e dados para contato. As consultas à página podem ser feitas por autor, instituição, palavra-chave, resumo ou título.

Os temas mais abordados nos artigos são intersetorialidade, redistribuição de renda, enfrentamento da pobreza, contribuição do Bolsa Família às áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, impacto do programa sobre a oferta de trabalho, influência nos vínculos familiares, mobilização social, redução das desigualdades, autonomia feminina, gestão e fiscalização das ações do programa.

A maioria dos artigos é proveniente de acadêmicos das Universidades Federais, como a do Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte, Brasília, Piauí, Bahia e Viçosa (Minas Gerais). Instituições internacionais também marcam presença no acervo, como a Universidade Paris Diderot (França), o Instituto de Estudos sobre o Desenvolvimento (IDS), de Sussex, no Reino Unido, e o Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social (México). Representantes de diversas instituições, entre elas o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o Instituto Brasileiro de Análises Econômicas Sociais (Ibase), a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Prefeitura Municipal de Ourinhos (SP) também enviaram seus trabalhos.

Fonte: PantanalNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário