segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

BVS conta com novo sistema de pesquisa integrada

Há 10 anos a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) vem se desenvolvendo como estratégia e modelo de promoção do acesso online eficiente e universal à informação científica e técnica relevante para o desenvolvimento da saúde.

Em 2008, a história da BVS deu mais um passo importante com a disponibilização do novo sistema iAHX de recuperação de informação (veja como ele funciona). Com isso, na mesma interface o sistema de pesquisa opera sobre diferentes fontes de informação da BVS e integra os resultados que são apresentados em ordem de relevância e organizados segundo clusters (sub-grupos de conteúdos relacionados) que permite a filtragem dos resultados por diferentes critérios. Assim, é possível que uma pesquisa sobre Educação em Saúde tenha os resultados organizados por tipos de documentos, descritores de assunto, ano de publicação, etc. O novo sistema foi denominado iAHx porque representa uma atualização e extensão do sistema anterior iAH.O desenvolvimento do iAHx foi impulsionado pela demanda dos usuários da BVS por uma interface mais eficiente de pesquisa que integrasse a sua rede de fontes de informação. “Do lado do usuário havia uma excessiva quantidade de passos (ou cliques) até chegar à informação demandada; uma curva de aprendizagem lenta em função das diferentes interfaces oferecidas para busca nas fontes de informação que fazem parte da coleção da BVS, além dos variados formatos de apresentação do resultado da busca, praticamente um formato para cada fonte de informação. Além disso, havia uma oferta de serviços diferenciados e não uniformizados”, explica Verônica Abdala, gerente de Serviços Cooperativos de Informação da BIREME/OPAS/OMS. O novo sistema tornou mais eficiente a atualização semanal das fontes de informação e seus índices de pesquisa, diminuindo a demanda de capacitação de usuários para uso dos recursos de busca oferecidos.

O serviço segue a tendência contemporânea dos sistemas de recuperação centrados no usuário final e responde ao modelo de arquitetura da informação da BVS com três níveis de processamento de dados: nível das fontes de informação, nível dos índices de acesso e nível de interfaces.

Paralelamente à nova busca integrada, continua em funcionamento o sistema anterior baseado em metabusca ou pesquisa federada nas diferentes fontes de informação. Neste sistema os resultados de uma pesquisa são apresentados separadamente para cada uma das fontes de informação. A medida que o número de fontes de informação cresce, aumenta a dificuldade para o usuário, que é obrigado visualizar os resultados individualmente para cada fonte de informação.
O sistema de pesquisa integrada iAHx segue o contínuo desenvolvimento com a introdução de novas facilidades tanto para o produtor das fontes de informação como para melhor atender as diferentes comunidades de usuários, incluindo pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes, gestores e o público em geral interessado em informação científica e técnica de qualidade em ciências da saúde.

O sistema iAHX é produto das inovações na plataforma metodológica e tecnológica da BVS que a BIREME lança no marco de comemoração dos 10 anos da BVS com vistas a avançar a meta de acesso equitativo à informação científica e técnica, que é uma condição essencial para o sucesso das políticas e programas de melhoramento das condições de vida dos povos das Américas.
As seguintes instâncias da BVS e redes associadas já utilizam o sistema de pesquisa integrada, IAHX:

BVS RegionalPortal de EvidênciasEvidências em Saúde PúblicaPrograma Nacional de TelessaúdeTropIKA Literatura CientíficaDeterminantes Sociais em SaúdeBVS Pan-AmazônicaCampus Virtual de Salud PublicaEVIPNetBV UnifespGHL



Fonte: Newsletter BVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário