terça-feira, 16 de dezembro de 2008

RS: Portal beneficia portadores de deficiência no Estado

Uma ferramenta eficaz para promover a inclusão digital e a capacitação para o mercado de trabalho voltada a pessoas portadoras de deficiências. Assim pode ser definido o Portal de Acessibilidade, lançado na quarta-feira (10), pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento para PPDs (Faders), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS). O portal permite intensificar o acesso a informações, conteúdos e serviços e incentivar o surgimento de novos produtos voltados a pessoas portadoras de deficiência e com altas habilidades. Atualmente, 14,5% da população gaúcha se enquadra nesta definição, o que significa 1,5 milhão de pessoas, de acordo com o mais recente censo do IBGE.

Uma das inovações do site é a atenção à vida produtiva dos portadores de deficiências. Uma seção específica voltada ao mercado de trabalho está disponível, com informações sobre vagas, banco de currículos, eventos de capacitação e cursos e qualificações presenciais e à distância. Também há uma biblioteca virtual, com artigos, textos, publicações acadêmicas, legislação, referências bibliográficas, livros, resenhas, vídeos, músicas e mídias interativas. A intenção é permitir ao usuário acesso a materiais que o preparem para gerar trabalho e renda.

Além disso, o portal conta com dados de pessoas com deficiência e com altas habilidades, notícias, indicações de cursos, projetos desenvolvidos na área e seções que trazem informações para cada tipo de demanda - como softwares de acessibilidade, impressão em braille, fisioterapia, próteses, legislação sobre passe livre, e ainda os contatos das centrais de atendimento aos PPDs em todo o Estado.

O projeto do Portal prevê a inserção de novos produtos e serviços na medida em que a iniciativa for divulgada e receber apoio de novos parceiros, como empresas privadas, prefeituras municipais e entidades do terceiro setor.

O endereço eletrônico é www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário